quarta-feira, 22 de julho de 2009

Está chegando a hora...

E a expectativa aumenta a cada dia.

Faltando menos de duas semanas para a realização do GP Brasil 2009 a expectativa e a ansiedade tomam conta de profissionais e turfistas. Os responsáveis pelos principais candidatos à vitória procuram planejar passo a passo todo o trabalho para que não haja qualquer erro. Nos centros de treinamento os olhos atentos a cada detalhe e a euforia ou decepção chegam após um treino. Não tem jeito, podem dizer que o turfe está mal, que não existe mais o glamour de antes, mas GP Brasil mexe com os nervos de todos que gostam das corridas. No fim desta semana serão conhecidos os campos das principais carreiras do primeiro fim de semana de agosto e aí começam os comentários, os debates e a análise dos adversários de cada concorrente. Que o tempo ajude e possamos ter uma tarde de muito sol no dia 2 de agosto. A emoção vai correr solta no Hipódromo da Gávea.

Alegria de Pobre pode durar muito.

A maior atração do último domingo, na Gávea, foi a Prova Especial Jockey Club de Campos, em 1.200 metros, areia. E o que se viu foi uma demonstração de categoria da égua Alegria de Pobre, trazida do Tarumã em ótima forma pelo treinador Marcus Vinicius Lanza. Retornando ao hipódromo onde fez sua estréia vitoriosa, a filha de Dancer Man contou com direção precisa do “iluminado” Marcelo Almeida, cuja carreira parece ter decolado de vez há algumas semanas. Coincidência ou não, depois que abrimos esta coluna pedindo que olhassem com mais atenção para o “Bochecha”, ele só faz vencer. Ainda bem. Alegria de Pobre está invicta na areia.

Não teve pra ninguém...Roberto Alberto não deu chance.

Roberto Alberto não teve adversários na Prova Especial Groove, maior atração da corrida do último sábado, na Gávea. O defensor de Carlos Antônio Platzek literalmente largou e acabou. Apresentando em forma soberba pelo treinador Mário André, único torcedor do Guarany de Bagé no sudeste, o corredor massacrou os adversários. É bem capaz de correr alguma das carreiras especiais na semana do GP Brasil e pela demonstração dada, atuará com grandes possibilidades. Os três mais visados do páreo não correram bulufas e decepcionaram. Aliás, a pista tonteou muita gente na programação.

Frases que merecem ser lidas.

Continuando em nosso espaço matungo-cultural, vamos a mais uma frase que merece destaque:

“A vida é como uma cana: só dá açúcar depois de passar por grandes apertos” (Popular)

Rapidinhas

Na última segunda-feira, dia 20, foi Dia do Amigo e deixo aqui um forte abraço para os meus, que Graças a Deus são muitos. Tive a felicidade de conquistar boas amizades pelo percurso, uma vez que sempre estive de bem com a vida. Sem isso, você vira um espectro ambulante...

Eu e meu amigo de mais de 30 anos, Luiz Urubatan Carlos, que respondemos pela locução dos páreos no Hipódromo da Gávea, já definimos o trabalho na semana máxima do turfe. Ele narrará sexta-feira e domingo e eu sábado e segunda-feira.

Os paulistas conquistaram o GP Brasil nos últimos três anos, com Dono da Raia, L’Amico Steve e Top Hat. Mas este ano, vão me desculpar, mas a parada deverá ser decidida entre Hot Six, Flymetothemoon e Smile Jenny.

Os dois novos pungas doados ao JCB já começaram a mostrar serviço. No melhor estilo dos Quarto-de-Milha, partem velozes e facilitam o trabalho dos caprichosos Egydio e Diniz, que tentam, da melhor forma possível, suprir a ausência do Damasceno.

A pista de areia da Gávea está sendo mexida constantemente pelos tratores. Alguns pilotos optaram pela diagonal nas últimas corridas e se deram bem. Já outros não conseguiram bom resultado.

Acho que Flamengo e Botafogo assinaram um contrato para que todas as partidas entre eles termine em 2 a 2. No último domingo a partida foi um horror, com um festival de passes errados. Pelo menos o rubro-negro está longe do G 4 do mal...

A Rádio Livre agora também pode ser ouvida na Internet. O endereço é www.radiolivre1440.com.br

MATUNGÃO VIBROU

A exibição de filmes antigos, sobre a construção do Hipódromo da Gávea, aos domingos, tem encantado os turfistas. Muitos deles, da nova geração, e nem tanto nova, têm a oportunidade de ver figuras ilustres e que foram responsáveis pela construção deste maravilhos “campo de corridas” como diz o locutor dos filmes. Entre estas figuras históricas, as do Dr.Linneo de Paula Machado e do engenheiro Mário de Azevedo Ribeiro. E o Corcovado sem o Cristo Redentor parece estranhíssimo.

MATUNGÃO NA BRONCA

Não se trata propriamente de uma bronca, mas sim de uma análise abalizada. Já há alguns anos a mídia não vem dando lá tanta atenção ao GP Brasil. Estou nisso há 37 anos e sou do tempo em que a festa merecia quatro ou mais páginas. Surgiram outros esportes e muitos detalhes roubaram este espaço. Claro que a tradição é importante, mas confirmar o GP Brasil na mesma data de um evento internacional e milionário na hípica é, no mínimo, falta de bom senso. Por que não adiar por uma semana?...Chega!

As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins e colhidas na internet.

Um comentário:

Karol Loureiro disse...

É meu amigo, o DIA do AMIGO era 20 de julho, mas conosco, é todo momento... hehehehe

Tô melhorando para estar tinindo na semana máxima carioca...