quinta-feira, 30 de julho de 2009

Chegou a hora da verdade

É o GP Brasil 2009

Não tem jeito, quando chega a semana do GP Brasil os nervos ficam à flor da pele e a ansiedade toma conta de turfistas, profissionais, criadores e proprietários. E este ano não será diferente. Com uma programação muito bem elaborada, além das quatro tradicionais provas de Grupo I, teremos mais 10 carreiras clássicas, o que deve empolgar ainda mais o público. Os paulistas estão vindo com tudo para tentar o tetracampeonato, mas terão pela frente uma trinca de ferro, formada por Flymetothemoon, Hot Six e Smile Jenny, sem dúvida a mais prejudicada no sorteio das balizas. Muitas delegações de fora chegando e uma festa que tem tudo para ser de primeira. Tomara que tenha chuvido tudo no último fim de semana e a tarde de domingo seja ensolarada, para coroar a maior festa do turfe nacional.

Em busca do bicampeonato

A festa vai começar na sexta-feira, e no sábado já teremos duas provas de Grupo I, sensacionais. No quilômetro do GP Major Suckow, a excepcional Requebra vai tentar o bicampeonato, contando com um reforço de primeira, uma vez que Special Class não cansa de progreditr. Já nos 2.000 metros do GP Roberto e Nelson Grimaldi Seabra, muito equilíbrio de forças, o que torna a carreira ainda mais empolgante. No domingo, no aperitivo para a grande atração, encontramos um GP Presidente da Repúblico com bons corredores. Apesar da baliza ruim, o paulista Kapo Di Tutti, pra mim, é o nome a ser batido na competição.

Uma demonstração de luxo: Tell It To

A principal atração do último domingo, na Gávea, foi o Clássico Imprensa, em 1.600 metros, areia, para potros de 2 anos. Toda a crônica deu destaque a Talharim e Leão Coroado, que deram shows em suas estréias e já conheciam a distância. Mas o dono da festa foi Tell It To, que largou e acabou, resistindo ao insistiente assédio de Olympic Hawk, que tentou de tudo para alcançar o potro do Araré, mas acabou se contentando com a formação da dupla. Os dois favoritos correm muito aquém do podem. Tell It To obteve a terceira vitória em quatro apresentações e a primeira na esfera clássica.

Frases que merecem ser lidas

Continuando em nosso espaço matungo-cultural, vamos a mais uma frase que merece destaque:

"Não deixe a vida apenas passar por você. Faça valer cada segundo dela" (Marco Aurélio Ribeiro)

Rapidinhas

Muitas delegações chegando ao Rio para a maior festa do turfe brasileiro. Tem gente de Recife, de Fortaleza, do Paraná, do Rio Grande do Sul. A caravana paulista chega mais perto da festa, embora um de seus mais ilustres representantes, Jair Balla, já esteja com a gente desde a semana passada.

No último sábado, no saguão do salão de apostas da Tribuna Social, a entrega dos prêmios aos vencedores da estatística 2008/2009 e o sorteio das balizas para as quatro provas internacionais. Muita gente presente, transmissão pela TV Turfe a apresentação sempre irreverente de André Cunha.

No último fim de semana carioca brilharam o Haras Interlagos e Ponta Porã, com muitas vitórias e apresentação de Felipe Nickel e Carlos Carlindo. Pelo visto, vem muito mais por aí.

E o Flamengo conseguiu uma virada histórica sobre o Santos em plena Vila Belmiro. E o Obina fêz três gols contra o Corinthians. Tem algo muito estranhou no ar...

O MATUNGÃO VIBROU

O sorteio de prêmios e vales pule realmente atrai gente ao Hipódromo da Gávea. Os eventos que estão sendo realizados na Tribuna C também servem como atrativo. Muita gente que nunca soube o que era turfe, está tomando conhecimento deste belo esporte. Com a concorrência de outros esportes e as inúmeras opções que existem hoje em dia para os nossos jovens, qualquer meidda para atraí-los é válida. O turfe está precisando de sangue novo, urgentemente.

O MATUNGÃO NA BRONCA

A reforma da pista de grama ficou um espetáculo e essa é a opinião geral. Medida de coragem da diretoria mas que vai garantir a beleza do espetáculo por muito tempo. Agora é preciso cuidar da raia de areia. Apesar do incessante trabalho de irrigiação e da mexida feita pelos tratores, ela continua uma incógnita e tonteia os apostadores. Um dia dá vantagem por dentro, outro dia por fora. Portanto, é preciso mais para que o resultado seja tão bom quanto foi com a grama…Chega!

As fotos que constam no blog são de autoria de Gerson Martins e colhidas na internet.

Nenhum comentário: