quarta-feira, 13 de maio de 2009

Lugar de turfista esta semana...

É em Cidade Jardim!

Maio não é apenas o mês das noivas e para os turfistas é chegada a hora de curtir a maior festa paulista. O GP São Paulo, mais uma vez contando com a chancela da Rede Globo de Televisão, promete muita emoção ao longo da milha e meia. O Stud Estrela Energia, que atravessa a melhor fase desde sua criação, apresenta uma parelha fortíssima, formada por Hot Six, ganhador do GP Latino e Gibson, que levantou o Derby carioca em grande estilo. Mas, no campo numeroso da prova, outros valorosos nomes, como o de Jeune-Turc, que tentará o bicampeonato na carreira. Outras interessantes provas clássicas estão programadas e o fim de semana no turfe bandeirante promete muito. Muitos leilões de potros e corredores em treinamento acrescentam um toque a mais ao evento, que reunirá turfistas dos quatro cantos do país e estrangeiros. Só resta desejar sucesso absoluto à diretoria do Jockey Club de São Paulo.

Para variar, deu Estrela Energia no sábado.

A maior atração do último sábado, na Gávea, foi o GP Francisco Vilella de Paula Machado, o Criterium de potrancas, que marcou um incontestável êxito de Ópera Cômica, criação do Haras Tributo À Ópera, de Eugenio Pacelli e propriedade do Stud Estrela Energia. Preparo nota dez de Givanildo Duarte e direção correta de Tiago Josué Pereira, que atravessa excelente fazer. A registrar a magnífica atuação de Dear Nati, ainda perdedora. Atropelou forte e chegou muito perto da ganhadora. Desejada Normand foi apenas a terceira colocada, digamos que, numa atuação bem abaixo do esperado.

Uma vitória no peito e na raça.

Já no domingo foi a vez dos potros terem seu Criterium, nos 1.500 metros do GP Conde de Herzberg e o que se viu foi uma demonstração de categoria e muita valentia de Moryba, filho de hard Buck. Não teve lá um percurso muito feliz, mas na fase decisiva, bem dirigido por Dalto Duarte, forçou uma passagem e dominou sem luta os adversários. Muito bem apresentado por Roberto Solanes, o defensor do Stud Correas deixou claro que será dos bons no futuro, principalmente na pista de grama. Gostei demais da performance de Val de Cãs, sempre apresentado no esmero deste excepcional Artur Araújo.

Frases que merecem ser lidas.

Continuando em nosso espaço matungo-cultural, vamos a mais uma frase que merece destaque:

“Se você precisa de alguém para confiar, confie em você mesmo” (Bob Dylan)

Rapidinhas

Impressionante a forma que ostenta a pequenina Sublime Gabriela, do meu amigo Toninho. Méritos para o treinador Renan Peixoto Marques.

É sempre muito bom ver o criador Mariozinho Moglia, que esteve no Rio para acompanhar o leilão de potros de seu Haras Fronteira. Além de um criador fantástico, uma pessoa incrível.

Que vareio deu o potro Timeo, do Stud Yatasto. Deu um trabalhão para alinhar, mas depois que abriram-se as portas, largou e literalmente, massacrou os adversários. Pelo visto, vai dar trabalho nas próximas provas clássica da geração.

Domingo, em Cingapura, Tiago Pereira vai montar Glória de Campeão em prova milionária. Ninguém segura o Stud Estrela Energia e numa dessas, mais uma conquista importante.

Apesar de faltar um mês e maio para o final da temporada, acredito que possamos ter uma bela disputa pela segunda colocação na estatística de jóqueis.

O aprendiz Julian Fernando decidiu voltar à Gávea e já conseguiu vencer. Pintou muito bem no início e tem condições de brilhar nas pistas.

A Rádio Livre agora também pode ser ouvida na Internet. O endereço é www.radiolivre1440.com.br

E continua a mais nova campanha da Gávea: Casa...Afonso!

O MATUNGÃO VIBROU

Existem pessoas pelas quais a gente torce de graça. Uma delas é o Marcos Carvalho, conhecido no turfe como Malaio. Foi jóquei, montou o “punga”, transformou-se em treinador, de Haras de grande categoria como São José da Serra, Equilia e Anderson. Semana passada narrei com muita satisfação a vitória fácil de Othello Boy, que pertence e é treinado pelo Malaio. A alegria de passar na frente não tem preço, como diz a propaganda daquele cartão de crédito.

MATUNGÃO NA BRONCA

A bronca da semana é uma tremenda tristeza pelo desaparecimento do cavalo Light of Loose. Quem gosta de cavalo e admira os bons corredores, sempre lamenta a perda de um animal desta categoria e valentia. Muita gente se esforçou para salvá-lo e não mediu esforços, em plena madrugada, para socorrê-lo. Mas quis o destino que sua brilhante trajetória fosse interrompida por uma doença incurável. Fica aqui o registro de que este valoroso corredor ficará eternamente na lembrança dos turfistas cariocas...Chega!

As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins, Karol Loureiro e colhidas na internet.

Nenhum comentário: