quarta-feira, 1 de abril de 2009

Uma real e digna candidata

Ao título da Tríplice Coroa

O que assistimos no último domingo, por ocasião da disputa do GP Diana, foi mais um show de Smile Jenny, uma valorosa filha de Wild Event e Jenny Jacquet, criação do Haras Santa Maria de Araras e propriedade do Stud Torna Surriento. Contando com direção calma e tranqüila de Jean Pierre, que a conhece como ninguém, a pupila de Roberto Morgado Neto não tomou conhecimento das adversárias e garantiu o passaporte definitivo para a conquista da inédita Tríplice Coroa “arenática”. Uma grata surpresa a corrida da tordilho Elis Elis, que formou a dupla em grande estilo mas, sem nunca, em momento algum, ameaçar a facílima conquista de Smile Jenny. Aliás, o fato de Rodrigo Salgado ter reclamado foi bizarro. Provavelmente reclamou do excesso de velocidade da ganhadora. Tanta Honra, castigada pelo balizamento nas duas primeiras etapas da coroa, não conseguiu passar por Donna Quixote e foi a quarta colocada. Outra boa surpresa foi a corrida de Kinien, que completou o marcador. Resta, agora, apenas esperar a última etapa e aplaudir a mais que provável dona do título.

Uma direção com a marca do líder

Já no GP Francisco Eduardo de Paula Machado, segunda etapa da Tríplice Coroa do potros, a disputa foi muito mais interessante. Depois de dominar o “coelho de luxo” Casagrande, o candidato ao título, Engaging, recebeu uma carga fortíssima de Uragano Point, conduzido com maestria por Marcos Mazini, o provável bicampeão da estatística. O potro, muito bem apresentado pela família Guignoni, reapareceu com tudo e dominou a prova. Mas, sem dúvida alguma, Mazini deve ter levado um susto, quando sentiu o tropel fantástico de Haraquirí, que literalmente voava baixo nos metros finais e lhe chegou a cabeça de diferença. Engaging, outro potro de grande categoria, foi o terceiro colocado, bem próximo. Mesmo não existindo mais candidato ao título, o Derby tem tudo para ser emocionante.

Fazendo jus ao nome

A principal atração do último sábado, na Gávea, foi a Prova Especial Moacyr de Carvalho, que marcou a vitória convincente de Superclasse, muito bem dirigida por Rodrigo Dias Lepre dos Santos. Mais um ponto clássico para o Santa Maria de Araras, que continua brilhando pelo mundo. Rodrigo, que carrega a fama de ser especialista em cavalos ligeiros, teve toda a calma do mundo e esperou o momento certo para levar sua conduzida à vitória. Não tenho medo de afirmar que o momento é o melhor de toda a carreira deste profissional, que deu a volta por cima, acertou o peso e a forma física e já figura entre os dez primeiros colocados na estatística, com excelente índice de aproveitamento.

Frases que merecem ser lidas

Continuando em nosso espaço matungo-cultural, vamos a mais uma frase que merece destaque:

“A canela é um dispositivo para encontrar móveis no escuro.” (popular)

Rapidinhas

A fase do Stud Estrela Energia é digna de registro. Depois de vencer com Hot Six o GP Latino, conquistou um segundo lugar fantástico com Glória de Campeão na Dubai World Cup. No último domingo, venceu um clássico de velocidade, em São Paulo, com Sicilia. Justo retorno a quem tanto investe no turfe.

É sempre bom lembrar que Uragano Point, valoroso vencedor da segunda etapa da Tríplice Coroa, foi iniciado, na Gávea, pelo treinador Paulo Salas.

Alex Mota prometendo que estará na próxima reunião no Hipódromo Linneo de Paula Machado, em Campos. Resta saber se como jóquei ou espectador.

No fim de semana acontece a formatura de Renanzinho Marques, novo Bacharel em Direito. Parabéns ao jovem profissional, um exemplo para os jóqueis.

E continua a mais nova campanha da Gávea: Casa… Afonso!

O MATUNGÃO VIBROU

Uma linda festa organizada pelo Departamento de Marketing do Jockey Club Brasileiro no último domingo. Chegou a emocionar ver o Hipódromo da Gávea lotado de crianças, passeando nos pôneis e visitando a Escola de Profissionais. Um espetáculo o páreo dos cavalinhos com os meninos, com chegada emocionante, no photochart. Mas como sempre têm os maldosos, disseram que o páreo foi mole, pois os dois da frente largaram e chegaram vários corpos à frente dos adversários. Êta gente linguaruda…

O MATUNGÃO NA BRONCA

Não resta dúvida que quando um menino deixa sua cidade e a família para tentar a sorte bem distante dos seus, a coisa é problemática. O trabalho feito na Escola de Preparação de Jóqueis do JCB é excelente, mas um exemplo recente merece mais atenção. Dois aprendizes decidiram deixar de montar, alegando saudades dos pais. Um deles, ao chegar na terra natal, mudou de opinião e resolveu voltar atrás. Quem sabe uma orientação psicológica não se faz necessária quando da chegada destes meninos? É apenas uma sugestão… Chega!

As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins e colhidas na internet.

2 comentários:

Júlio Ponte disse...

Prezado Marco Aurélio;
Só acho que a terceira prova deveria ser realizada na areia mesmo se a grama for liberada, pois na grama a maior prejudicada seria a própria Smile Jenny, que na areia está absoluta e na grama teria algumas adversárias (Tanta Honra é uma). Abraço!

Karol Loureiro disse...

Fala Matungo, diferente do Júlio Ponte, para mim a Smile Jenny ganha em qualquer raia.
A pupila do Bebetinho está em franca evolução e já me disse que não escolhe raia...
A propósito, concordo em gênero, número e grau, os adolecentes da Escola de Aprendizes precisam sim de um acompanhamento psicológico.
Abraços, fui!