quarta-feira, 15 de abril de 2009

Um fim de semana para...

Ninguém botar defeito

A volta da pista de grama, semana passada, foi um sucesso. Quase recorde num páreo de turma. Show de bola, como diz o Afonso. E neste fim de semana teremos emoções fortes no tapete verde carioca. Todas as atenções voltadas para o GP Zélia Gonzaga Peixoto de Castro e muita torcida para Smile Jenny, muito perto de se tornar a primeira tríplice corada mista, com duas conquistas na areia e uma na grama. Mesmo sem candidato ao título, o Derby está empolgante, com os ganhadores das duas primeiras etapas, Engaging e Uragano Point, enfrentando o excelente Negro da Gaita, vencedor do Derby Paulsta e segundo colocado no Pellegrini. Além das duas provas de Grupo I, uma carreira de Grupo II, o GP João Borges Filho, com favoritismo do Derby Winner, Time For Fun enfrentando adversários de categoria. Portanto, é pedir a São Pedro que pegue leve para deixar a pista de grama estalando. Corrida na relva tem uma emoção toda especial. Todo mundo na Gávea este fim de semana.

Velha categoria e uma direção de mestre.

Na corrida de domingo, na Gávea, o destaque foi o GP Presidente Emílio Garrastazu Médici, prova de Grupo III, na milha, areia. Especialista na pista e na distância, Blue Elf levou a melhor, contando com direção precisa de Marcelo Cardoso (vai com um l só mesmo). Bem apresentado pela família Guignoni, o castanho do Stud Azul e Branco dominou Ptgualicho na hora certa e resistiu ao arremate forte de Ptzinho, que anda voando baixo. Balfour não teve a mesma moleza de outro dia, mas ainda assim cumpriu boa atuação.

Potranca, abertura da grama e Haras Regina.

No sábado a melhor carreira foi a Prova Especial Jocosa, para potrancas de 2 anos e o que se viu foi um passeio de Tandra, do Haras Anderson. Simplesmente, largou e acabou, mostrando grande superioridade. Voltando ao assunto pista de grama, vimos no domingo um predomínio da parelha do Haras Regina, cujo titular foi o mais visto no winner’s circle no último fim de semana carioca. Na carreira que reabriu o gramado da Gávea, dobradinha da farda rubro-negra, com os Olympics, Gatsby e Election fazendo a festa em pouco mais de 93s, o que mostrou o perfeito estado da pista.

Revi a grande Leny Andrade. Um show!

Aqueles da minha geração, que pegaram a Bossa Nova por inteiro, reverenciam a grande Leny Andrade, um dos maiores exemplos da falta de respeito ao que é nosso. Sucesso no mundo, idolatrada em Nova York, a grande musa do Jazz brasileiro e intérprete fantástica, nunca fez muito sucesso por aqui. Ou melhor, não teve o reconhecimento merecido. Foi com grande alegria que recebi o convite de um amigo para assistir o show de Leny na Sexta-feira Santa. Outra grande surpresa foi conhecer o novo Teatro Rival, agora Petrobrás, completamente remodelado. O show foi inesquecível, com uma banda de primeiro nível. Na hora que mandou Por Causa de Você, de Tom Jobim e Dolores Duran, não teve jeito, a emoção veio forte. Vocês, mais novos, que não a conhecem, baixem na Internet algumas interpretações de Leny. Garanto que vocês vão gostar.

Frases que merecem ser lidas.

Continuando em nosso espaço matungo-cultural, vamos a mais uma frase que merece destaque:

“Críticos são sujeitos que tem mau hálito no pensamento” (Vinicius de Moraes)

Rapidinhas

Programação da próxima sexta-feira no Hipódromo Linneo de Paula Machado com boas atrações. Os GPs Stud Estrela Energia e Revista Turf Brasil – 300 edições. Karol Loureiro que viaja mais que o Lula estará quinta-feira em São Paulo e sexta-feira em Campos.

Alex Rosa prometeu e cumpriu. Voltou a montar e está com bom peso. Precisa apenas de montarias com possibilidades de vitória.

É bom jóquei o V.Gil e não bota barbada fora. Não dá para entender a razão de ter tão poucas oportunidades.

Sexta-feira aniversaria o jóquei Alex Mota, que vai comemorar vencendo alguns páreos em Campos. O profissional tem sido visto fazendo exercícios e disposto a voltar ao peso normal. Tomara. E parabéns pelo aniversário.

Novos CD e DVD de Jorge Vercillo na área. Chamam-se Trem da Minha Vida e foram gravados ao vivo no Canecão nos dias 31 de outubro e 1º de novembro de 2008. Imperdíveis!

Flamengo e Botafogo farão a final da Taça Rio. Chegaram com vitórias incontestáveis no último fim de semana. Que vença o melhor.

E continua a mais nova campanha da Gávea: Casa...Afonso!

O MATUNGÃO VIBROU

Boa a iniciativa da criação de um programa especial para a análise das corridas de Cidade Jardim, após o Turfe Espetacular. Contando com a apresentação de Mauro de Faria, o informativo terá sempre um convidado, escolhido entre proprietários e turfistas. Mauro há tempos é um estudioso das corridas paulistas e procura informar com base. E os resultados são excelentes, até pelo fato de Mauro sempre procurar pules bem mais interessantes, a despeito de também indicar favoritos.

O MATUNGÃO NA BRONCA

Não há como negar o sucesso da joqueta brasileira Maylan Studart nos Estados Unidos. Virou até capa do New York Times além de merecer matéria especial no Globo Esporte. É mais um representante tupiniquim a brilhar nas terras do Tio Sam. O que me incomoda um pouco é o fato de que ela, sempre que pode, alfineta o turfe carioca, citando a falta de oportunidades, o fato de ter trabalhado demais, sem chances etc..blá, blá, blá. Foi aqui que ela teve a oportunidade de aprender. Trabalhar muito com poucas montarias, no início é o caminho de todos os aprendizes...Chega!

As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins e colhidas na internet.

Um comentário:

Karol Loureiro disse...

Fala Matungo, escrevo este de Sampa, quase me preparando para ir para Campos, mas mesmo assim, não deixo de ler a tua coluna... hehehe
Fazer o quê, eu gosto né!!!!