quarta-feira, 29 de abril de 2009

Ecos de um forte temporal


E uma triste perda de título!

Não atualizei a coluna e nem o blog na última semana. Tudo de importante aconteceu no feriado de terça-feira e como não daria para mandar a tempo para o JT, também não postei na Internet. E mesmo não sendo fevereiro, foi uma terça-feira de cinzas. No céu e na pista. O temporal que durou toda a tarde complicou a vida do locutor, que ainda assim conseguir dar o recado. Brilhou no céu nublado uma estrela que, de tanta energia, levou as duas carreiras mais importantes da programação. Estrela Anki venceu a etapa final da Tríplice Coroa, tirando de Smile Jenny, por cabeça de diferença, o tão almejado título. A pista pesada, a baliza e talvez o excesso de confiança do jóquei da favorita conspiraram para a derrota. No Derby, uma incontestável conquista de Gibson, que não é o “Mel”, mas teve uma performance digna do grande ator australiano. Brilhou Givanildo Duarte, a grande revelação da temporada entre os treinadores e a farda consagrada e Stefan Friborg e Dalva de Oliveira, grandes investidores que colhem frutos nacionais e internacionais com seus defensores.

Gávea já merece o título de “Rodrigolândia”.

É digna de registro a fase atual do jóquei Rodrigo Dias do Santos Lepre (o nome dele é este), que nas duas últimas semanas brilhou intensamente e já pensa no vice-campeonato da estatística. Ostentando forma física excepcional e com aquela sua peculiar estribação, parece ter encontrado o centro de gravidade dos animais, que correm soltos e totalmente à vontade. Fica feio em cima dos animais (Juvenal também ficava, lembram?) mas o resultado é gol em cima de gol. Na terça (aquela do temporal), foi brilhante com Spring Love e no último domingo, fez Yes Book voar feito um pássaro. É, a Gávea está mesmo virando uma “Rodrigolândia”. Esperto foi o Edmilson, do Maluga, que tratou logo de contratar o piloto.

Entre os inéditos, boas demonstrações.

Duas provas para inéditos, ambas em 1.500 metros, grama, movimentaram a corrida do último sábado, na Gávea. Na Prova Especial Super Power, para potros, vitória firme de Northern Ireland, filho de Crimson Tide, em excelente direção deste bom jóquei que é Rodrigo Ferreira. Já na Prova Especial Indian Chris, para potrancas, uma impressionante conquista da alazã Sister In Law (Roi Normand). E digo impressionante pelo fato de ter largado por fora de todas, saído para fora após a partida, e mesmo assim, vencendo com firmeza. Vai longe esta pequena.

Frases que merecem ser lidas.

Continuando em nosso espaço matungo-cultural, vamos a mais uma frase que merece destaque:

“Um homem que não se alimenta de seus sonhos, envelhece cedo”
(William Shakespeare)

Rapidinhas

Foram adotadas regras para a utilização da pista de grama. Mais do que correto, uma vez que depois de seis meses de luta a raia está um primor. Sem a manutenção necessária e com uso indiscriminado, vai voltar a ser o pântano que era.

Boas notícias chegam de Recife. O jovem Leonardo Allain Teixeira, o Léo, de 19 anos, conquistou no último domingo a primeira vitória como treinador. Foi com o cavalo Portland Blazer, de propriedade de seu pai, Gilson, em uma prova especial. Parabéns!

Alex Rosa montou em Campos na última sexta-feira e conseguiu vitórias. Após tanto tempo afastado das pistas deve ter sido momento de grande felicidade. Agora é vencer na Gávea.

Stud Estrela Energia em estado de graça. Vale lembrar, também, o trabalho do veterinário Flávio Carneiro, que atende os pensionistas campeões da coudelaria.

Aniversariou na última semana o amigo Perrota, médico que atende os profissionais e a todos os que precisam de sua ajuda. Os votos de felicidades do matungo.

Flamengo e Botafogo decidirão, domingo, o Campeonato Carioca. Chegaram com todos os méritos e que vença o melhor.

Nesta sexta-feira, às 23h, imperdível o programa Pisando na Bola, no canal a cabo SporTV. O apresentador Smigel deu um show na grama da Gávea, inclusive entrevistando alguns vencedores (os cavalos mesmo).

E continua a mais nova campanha da Gávea: Casa...Afonso!

O MATUNGÃO VIBROU

E por falar no canal a cabo SporTV foi muito bom ver o interesse da emissora em cobrir a festa da terça-feira chuvosa, em particular focalizando o GP Cruzeiro do Sul, o Derby. Matéria foi apresentada no programa SporTV News e no dia seguinte, na tradicional mesa redonda da manhã, denominada Redação SporTV. O turfe, quando acontece uma festa como aquela, sempre desperta o interesse da mídia. Na última segunda-feira, numa homenagem aos 44 anos da Rede Globo de Televisão, presença no hipódromo de diretor da emissora e do ator e apresentador Luigi Baricelli que visitou os bastidores e a cabine de transmissões. Realmente nosso esporte começa a voltar ao noticiário externo. Bom demais.

MATUNGÃO NA BRONCA

Por diversas vezes aqui neste espaço, registrei meu inconformismo com o fato de alguns dos principais jóqueis do turfe carioca excederem o peso com o qual deveriam montar. Citei o exemplo de Ricardinho, que se cuidou a vida toda e manteve o peso até hoje, com 47 anos. Bom, mas Ricardo é profissional ao extremo e chegou aonde chegou por esta razão. Agora o JCB tomou medidas fortes e alguns destes pilotos ficaram na bronca. Aliás, a grande maioria adora elogios, mas não suporta qualquer tipo de crítica, mesmo sendo justa. Fazer o que?...Chega!

As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins e colhidas na internet.

Nenhum comentário: