quarta-feira, 25 de março de 2009

Por tudo que tem acontecido

Ricardo já tem sucessor

Foi muito feliz o comentarista André Cunha ao apelidar o atual líder da estatística de jóqueis da Gávea de “Máquinazini”. Desde a temporada passada o jovem profissional vem demonstrando capacidade incontestável no que diz respeito em ganhar corridas. Praticamente com o bicampeonato garantido, mesmo a três meses do fim do ano hípico, Marcos Mazini segue em ritmo alucinante. Foram muitas as vitórias na última semana, mas sem dúvida alguma a direção dada em Tauane, no GP Euvaldo Lodi, encheu os olhos. Mesmo largando em baliza desfavorável, teve a calma suficiente para vir na hora certa e o rigor necessário para resistir ao forte arremate de Polish de Naranjos. Mantendo a forma física e a regularidade, será difícil que não agarre o bastão da liderança da estatística por muitos anos. Difícil repetir o feito do ídolo Ricardinho, que venceu por 24 temporadas consecutivas, mas dizer que Mazini é o sucessor do eterno campeão, na fome de vitórias, não é nenhuma afirmação subjetiva.

Com Amado Mio, outra direção nota 10.

Na corrida de sábado, na Gávea, o destaque foi o Clássico Jockey Club de São Paulo, que marcou a vitória do excelente Amado Mio, sem dúvida o melhor defensor da farda da turfwoman Marlene Fernandes Serrador. Muito bem apresentado por Serginho Vianna e recebendo direção precisa de Mazini, o castanho mostrou superioridade e alcançou a terceira prova importante de sua significativa campanha. A destacar a excepcional corrida de Casca Fina, que só faz melhorar e foi um osso duro de roer. Alegria em ver a farda do tradicionalíssimo Haras Praça XV voltando a brilhar em provas importantes. O que dizer de Light of Loose? Já esgotei meu vocabulário com este fantástico corredor.

Quando a fase é boa, até punga dá show.

Não surpreende a ninguém a excelente fase do treinador Victor Paim, profissional brilhante e ganhador de estatística. Tem conseguido vitórias importantes e no fim de semana apresenta um real candidato ao título da Tríplice Coroa. Gostaria de registrar a vitória do cavalo Ptzinho, domingo, na Prova Especial Kurrupako e o excepcional terceiro lugar obtido por Ducados na prova principal da domingueira. Quero esclarecer o título da matéria, pois não estou chamando nem Ptzinho nem Ducados de “pungas”, mas se o Damasceno entregar o seu cavalo pro “Bictor”, tá arriscado a ganhar umas corridinhas...

Frases que merecem ser lidas.

Continuando em nosso espaço matungo-cultural, vamos a mais uma frase que merece destaque:

“A tristeza é o intervalo entre duas felicidades” (Vinicius de Moraes)

Rapidinhas

Na última semana o blog alcançou 6.000 acessos, uma minoria de raiva, mas a grande maioria, visita de amigos que acompanham o nosso trabalho. Fico muito feliz por ter iniciado este processo internético, colocando no ar, praticamente, a mesma coluna que sai publicada no Jornal do Turfe, apenas com fotos e algumas atualizações. A todos que aqui comparecem, meu muito obrigado.

Na última sexta-feira peguei uma “pedreira” pela frente ao ter que narrar o GP Quarto-de-Milha Jockey Club Brasileiro. Experiência totalmente nova na carreira. Dei sorte e saiu tudo direitinho, mas depois de olhar o photochart me arrepiei ao ver que dei “na marra”, a vitória do Fortune Noble, Mas não gosto de ficar em cima do muro e se acho que venceu um cavalo, digo na transmissão.

Jorge Ricardo esteve na Gávea no último sábado e acredita que sua recuperação pode acontecer até mesmo antes que o previsto pelos médicos. Ficar sem montar é o que mais aborrece o campeão.

Emocionante o desabafo do amigo e irmão Luiz Urubatan Carlos na abertura do programa Turfe Espetacular no último domingo. Sou solidário no que diz respeito à outra grande amiga, Karol Loureiro, mas confesso que não perco mais meu tempo lendo críticas de quem não tem o que fazer e gosta de encher a paciência de quem trabalha.

Também foi bom ver Alex Mota participando do programa, mostrando que conhece do assunto. Mas quero vê-lo na raia, brindando os turfistas com o dom que recebeu.

Recebi de meu amigo Ivan uma camiseta ilustrada com a marca do Stud BRTV, vitorioso semana passada com Bacana Danz. Ele merece ganhar muito, pois é um turfista muito querido de todos.

A situação venceu as eleições no Jockey Club do Paraná. Que o presidente reeleito siga fazendo o possível para manter a entidade no bom caminho que vem percorrendo nos últimos tempos. Estou longe e não quero nem tenho capacidade de analisar o lado político, mas torço para o sucesso do turfe paranaense.

O MATUNGÃO VIBROU

O próximo fim de semana no turfe carioca promete. Mesmo com a transferência para a pista de areia, os campos dos GPs Diana e Francisco Eduardo de Paula Machado, provas que dão seqüência à Tríplice Coroa, estão repletos de bons corredores. Smile Jenny e Engaging, candidatos ao título, terão pela frente adversários qualificados e precisam correr tudo o que sabem para seguir rumo à conquista. Portanto, um domingo imperdível para os verdadeiros turfistas no Hipódromo Brasileiro.

O MATUNGÃO NA BRONCA

Tornar-se repetitivo não faz muito o meu gênero, mas pretendo seguir batendo na mesma tecla até cansar. Existem profissões em que o peso não importa. Com 50 ou 100 quilos, o profissional pode desempenhar suas funções sem qualquer problema. Agora quando o cidadão opta por ser jóquei, a coisa muda de figura. Por que Jorge Ricardo é sempre exemplo em inúmeras situações? Faz dieta, se exercita e consegue manter o peso. Sacrifício? Claro que é, mas chama-se profissionalismo. Por isso ele chegou onde está, no topo do mundo. Não dá mais para aguentar animais correndo com um ou dois quilos a mais em todas as programações...Chega!

As fotos que constam no blog são de autoria de Gerson Martins e colhidas na internet.

Um comentário:

Karol Loureiro disse...

Matungão, vc como sempre acerta em tudo. Pensei q fosse enrolar a lingua no páreo de quarto de milha e vc me surpreende mais uma vez.
Profissional é profissional...
Obrigada pelo apoio incondicional e, vc sabe, a reciproca é verdadeira...
Enfim, mais um sucesso de coluna e Maquinazini segue tinindo... Bem q o I. Correa, TJ e Dalto deviam endurecer um pouco mais na próxima temporada... já pensou um final desses???
Fui!!!
PS: Vlw pelo churrasco... os escorpiões agradecem...