quarta-feira, 4 de março de 2009

No hipismo é conjunto...

No turfe é dupla explosiva

Ficou definitivamente provado que quando a montaria da potranca Smile Jenny foi oferecida ao jóquei Jean Pierre, nascia ali uma combinação perfeita, uma dupla explosiva. Piloto que há bem pouco tempo renasceu das cinzas, tal qual Fênix, após um grave acidente e um período de desânimo, tem um estilo de correr que se adaptou perfeitamente às características da defensora do Stud Torna Surriento. Acompanha a prova no meio do pelotão e vem com tudo na fase decisiva e assim aconteceu nas três últimas vitórias da filha de Wild Event, culminando com a brilhante conquista na etapa inicial da Tríplice Coroa. Méritos, sem dúvida, para o trabalho de Bebetinho, que carrega no sangue uma carga genética que nasceu para o ofício de treinar cavalos de corrida. Vitória incontestável desta valorosa crioula (detesto isto) do Araras. Soares não cabe mais em tanta alegria e merece obter este sucesso.

Se largasse no caminho do prado também ganharia.

Se no sábado a potranca Smile Jenny mostrou categoria ao vencer o GP Henrique Possolo, no domingo o show foi de Engaging, que levantou o GP Estado do Rio de Janeiro sem dar confiança aos adversários e a despeito de largar da baliza 14, por fora de todos. Ilson Correa, em estado de graça já há algum tempo, foi perfeito na direção deste excepcional filho de Arambaré, para a alegria incontida do Edmilson, jovem criador que vem colhendo os frutos da paixão intensa pelo turfe. Capítulo especial para meu amigo “Bictor”, que supervisionou a apresentação magnífica do “poeta” Almiro Paim Filho, como assim o chamava o saudoso Zig. Vitória maiúscula de um potro que tem tudo para seguir rumo à conquista da Tríplice Coroa.

Copa Prateada é atração nesta sexta-feira.

Imperdível a disputa da Copa Prateada, para corredores de 2 anos, com alta dotação, marcada para esta sexta-feira no Hipódromo de São Vicente. O turfe precisa e muito de iniciativas com esta. Torço para que tudo corra dentro do previsto e vença o melhor. Num momento difícil em todo país para a atividade turfística, quanto mais eventos como este só ajudam na luta para reconquistar o espaço que o esporte precisa recuperar. O apoio dos grandes clubes promotores de corridas, além da participação de importantes criadores e proprietários, são fatores essenciais para o sucesso de tais empreitadas.

Frases que merecem ser lidas.

Continuando em nosso espaço matungo-cultural, vamos a mais uma frase que merece destaque:

“É melhor puxar saco do que puxar carroça” (de um anônimo espirituoso)

Rapidinhas

Grandes leilões agitando a semana do GP Latino. O de liquidação do Haras Mabruk, com excelentes oportunidades e um de treinamento e reprodução com muita coisa boa. Imperdíveis.

Depois de vencer a primeira prova da Tríplice Coroa, no sábado, com Smile Jenny, o jovem Jean Pierre passou por um susto danado no domingo, quando o potro Doctor Sinvas entrou pela cerca, derrubando-o. Mas não houve conseqüências.

A registrar, mesmo com atraso, a conquista de Glória de Campeão, do Stud Estrela Energia, em Dubai, sob a direção de Jorge Leme. Os cavalos brasileiros continuam brilhando no exterior.

Aniversariou no último dia 1º, junto com a cidade do Rio de Janeiro, minha amiga Karol Loureiro, editora da revista Turf Brasil e excelente fotógrafa. Tudo de bom e muito sucesso é o que deseja o matungo.

Os dois importantes sites da cidade estão de cara nova. O do JCB e o do Raia Leve, num trabalho bem executado pelos respectivos Web Designers. Tudo pelo leitor.

Voltando à vitória de Smile Jenny, no GP Henrique Possolo, não posso deixar de mencionar o excelente trabalho do veterinário Alexandre Dornelles, que reforçou o time de craques do Araras.

O MATUNGÃO VIBROU

A primeira vitória a gente nunca esquece e tem sabor especial na vida de qualquer profissional. Há pouco tempo conheci a Nair Hanneman Silva e me impressionei com sua paixão pelos cavalos. Adquiriu alguns, ganhou outros, a maioria com problemas e se dedicou inteiramente. Quando Nevada Kid cruzou o disco na frente, há duas semanas, fiz questão de dizer, na narração, que era vitória da Nair, como do Gantz, seu fiel escudeiro nesta difícil empreitada. Quero dar os parabéns a esta treinadora e proprietária, tão apaixonada pelos cavalos de corrida.

MATUNGÃO NA BRONCA

Fui um dos que mais batalhou, principalmente neste espaço, pela volta das corridas no Hipódromo Linneo de Paula Machado, em Campos. Sei da dificuldade em formar os programas, até pelo número reduzido de animais alojados por lá. Não tenho dúvida que, com o apoio que está sendo dado pelo JCB e se proprietários se sensibilizarem em mandar mais cavalos para lá, o turfe campista retomará seu lugar. No entanto, no momento atual, repito, mesmo com as dificuldades, é preciso mais profissionalismo...Chega!

As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins e colhidas na internet.

Um comentário:

Karol Loureiro disse...

Matungo... Vlw pelos parabéns e estou na dívida do chopp... mas vamos ao que interessa... Jean Pierre renasceu das cinzas e Smile Jenny, como o mesmo declarou, era o amuleto que precisava...
Vou torcer por outras provas de Grupo 1 da dupla...
Fui!