quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Potros brasileiros quase

Roubam a festa em San Isidro

Em nosso continente, o turfe argentino tem amplo domínio e hoje, a festa do GP Carlos Pellegrini é a mais importante. No último sábado, com o Hipódromo de San Isidro completamente lotado, deu para perceber a grande paixão de nossos vizinhos por este esporte que todos abraçamos e dedicamos nosso tempo. Para nós, brasileiros, foi com grande orgulho que assistimos a duas magníficas apresentações, notadamente a de Negro da Gaita, da Coudelaria Jéssica. Sob a batuta do mestre Dulcino Guignoni, com total apoio do filho Leandro, o filho de Know Heights obteve brilhante segundo lugar, contando com direção precisa deste excelente Marcelo Cardoso. De parabéns toda a equipe, que não mediu esforços para que Negro da Gaita chegasse ao solo argentino no ponto exato, pouco mais de 30 dias depois de vencer o Derby Paulista. Outro potro brasileiro, Reraise, fez ótima apresentação, finalizando no terceiro lugar. Apenas dediquei mais espaço a Negro da Gaita pelo fato de ter enfrentado viagem e não conhecer a raia, o que não foi o caso do defensor do Stud TNT, que já é da “casa”.

Castanhas, passas, bolo de rolo e Jujuy.

Na última sexta-feira o jovem e entusiasmado proprietário pernambucano Serginho Paiva, visitou as cabines da TV Turfe. Animado e cheio de lembranças nordestinas para os componentes da equipe, veio ver ao vivo mais uma exibição de seu craque Jujuy. O titular do Stud São José dos Bastiões era só alegria, acompanhado do amigo Victor Paim. E no domingo a festa foi dupla, pois já na abertura da programação, Rosto Colado deu um vareio. No GP Almirante Marquês de Tamandaré, outro show do filho de First American, sob a batuta de Gugu, experiente e categorizado piloto. Na última vez que escrevi sobre Jujuy neste espaço, afirmei que não sabia até onde iria o alazão. Agora já sei: vai pra Maroñas, correr o Ramirez. Parabéns Serginho e bom retorno ao Recife.

Não deu chance às mais velhas.

A principal atração do último sábado, na Gávea, foi o Clássico Armando Rodrigues Carneiro, prova em homenagem ao saudoso fundador do Haras Nacional. E o que se viu foi o predomínio amplo de uma potranca que ainda vai dar o que falar. Rainha Celina não tomou conhecimento das adversárias, algumas mais velhas e categorizadas, vencendo com facilidade e estilo. Mais uma bela apresentação de Venâncio Nahid, que teve uma tarde com 100 % de aproveitamento, uma vez que, além de Rainha Celina, apresentou três pensionistas em Cidade Jardim e venceu com todos. Parabéns ao Neném e a toda sua equipe.

Parecia uma égua experimentada.

Semana passada elogiei a decisão de antecipar a estréia dos produtos de 2 anos, com provas em 900 metros. E no último domingo, cinco potrancas alinharam para, pela primeira vez, disputar uma prova em percurso inédito. A vitória ficou com Desejada Normand, que demonstrou muita precocidade e categoria. Correndo certinho o tempo todo, parecia uma égua experimentada e cruzou o disco em 54s90, estabelecendo recorde, uma vez que foi o primeiro animal a percorrer tal distância. Mostrou velocidade a Trouble Girl, segunda colocada. Mais uma vez, de parabéns a família Guignoni.

A hora e a vez do Papai Noel.

Quando se aproxima o fim do ano todo mundo só pensa em duas coisas: Natal e Reveillón. A comemoração natalícia é sempre em família, muita comida, bebida (todas) e as maravilhosas rabanadas, que minha saudosa e querida mãe fazia como ninguém. Uma semana depois vem a passagem de ano. E tome promessa: vou parar de beber (mentira), vou parar de fumar (outra maior ainda) e assim vai. Todo de mundo de branco (coitadas das outras cores) e pedidos de toda ordem. É a lei natural das coisas. Chega dia 1º, todo mundo de ressaca (haja Engov), ninguém cumpre nada do que prometeu e a vida segue. Eu, como quase não bebo (sic) pretendo ficar na minha dia 31. Não prometo nada e só vou pedir saúde pra mim e os meus. Para o Papai Noel, peço que a grama fique pronta no prazo, que a Japyhara consiga correr na turma dela e a garganta siga firme. Tá bom, mas ainda falta uma semana e vamos voltar ao assunto depois.

Frases que merecem ser lidas

Continuando em nosso espaço matungo-cultural, vamos a mais uma frase que merece destaque:

“Entre o psicanalista e o doente, o mais perigoso é o psicanalista”. (Nelson Rodrigues)

Rapidinhas

O treinador Mário André continua insistindo que o Guarany de Bagé é um celeiro de craques e cita uma enorme relação de jogadores formados por seu time de coração. Parei de discordar dele e se bobear, até viro torcedor também...

Aniversaria no próximo dia 21 a jovem Bárbara Lima, esposa de Jean Pierre e mãe da Bia. Algumas pessoas de má fé andam comentando que quando ela vai ao hipódromo, o Jean Pierre não ganha corrida. Pura maldade...

Da nova geração de uma das mais tradicionais famílias do turfe pernambucano, Leonardo Teixeira, de 18 anos, além de universitário, agora também entra no time dos treinadores de cavalos de corrida e cuida de três animais de sua propriedade, alojados na cocheira da família, no Hipódromo da Madalena. Boa sorte ao Léo.

Escrevo esta coluna na manhã cinzenta de segunda-feira e a chuva não pára. Tomara que São Pedro não conspire para que a pista de grama não fique pronta dentro do prazo. Seria uma catástrofe para o calendário clássico.

A chuva pelo menos não atrapalhou o show da Madonna (que reuniu 140 mil fãs em dois dias). Ainda acho que o Maracanã é o palco sagrado do futebol. O Sinatra, quando veio, tudo bem, mas esta moça! Confesso que sempre fui muito mais a Cindy Lauper.

Fiquei impressionado com mais esta habilidade profissional de meu amigo José Luiz Lobo, um dos mais destacados leiloeiros do país. Na transmissão do GP Paraná, atuou como repórter entrevistador e se houve muito bem. É o “Lobinho multimídia”.

Rafael do Rosário vai passar uma temporada no turfe paranaense. É jóquei de recursos, que andou toureando um pouco por aqui, mas é bom rapaz e merece sucesso.

Meu tio "Apache" se foi na última segunda-feira. Espero que não vá dar nenhuma barbada para São Pedro. Ele era fã do Linneo...Vá com Deus amigão!

E seguimos com nossa campanha semanal. “Campos precisa seguir realizando corridas”. E precisa de patrocínio, também.

O MATUNGÃO VIBROU

Algumas modificações em modalidades de apostas foram anunciadas na última semana pelo Jockey Club Brasileiro. Se as mudanças darão certo, só o tempo dirá, agora o mais importante é buscar novidades e sair da mesmice. Algumas modalidades como Superpule de Placê, Vintão e Acumuladas de Exatas foram abolidas há algum tempo e muitos reclamaram. O que importa é ouvir o apostador, personagem principal para a sobrevivência dos hipódromos. Mas fazer alguma coisa já é importante.

O MATUNGÃO NA BRONCA

O momento é difícil para a organização dos programas, isso é verdade, mas ao proprietário, peça fundamental nesta engrenagem, deveria ser dado o direito de querer ou não apresentar seu defensor em caso mistura de turmas. As restrições nas inscrições só são observadas em páreos com oito corredores. Muitas vezes o treinador prepara o animal, espera um mês ou mais e vê seu corredor alistado em páreo impossível, onde a possibilidade de uma colocação é quase nula. Se quiser retirar o animal, tem que pagar 7,5% do valor do prêmio, além da inscrição. É por isso que muitos estão enjoando...Chega!

As fotos exibidas no blog são de autoria de Gerson Martins, Karol Loureiro e colhidas na internet.

Nenhum comentário: