quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Trem da alegria

Com passagem mais barata

Dizem os mais sábios que tudo tem um lado bom e um lado ruim. Com a interdição da pista de grama, foram criadas algumas alternativas para que os programas não sofressem incontáveis baixas. Foram bônus de transporte e de um monte de coisas. A intenção creio eu, seria facilitar a vida do já sofrido proprietário carioca, mas não existia nenhuma cláusula impedindo que os “forasteiros” se valessem destas resoluções. Bueno, como diriam os gaúchos, se podem escolher corredores com “páreos na boca” e ainda viajar com metade da passagem paga, vamos nessa. E foi o que fizeram os paranaenses no último sábado. Prepararam um verdadeiro “Trem da Alegria”, com quatro “assaltos” e adentraram na Gávea para, literalmente, “passar o rodo” em nossos combalidos matunguinhos. Está errado? Creio que não, mas não seria melhor deixar os nossos bônus restritos aos CTs? Pelo menos eles teriam que pagar a passagem inteira. Mas, de “moleza” todos gostam, inclusive o Mazini, que faturou com os quatro.

Uma reta final de arrepiar.

Ainda vai dar muito “pano pra manga” a reta final do GP Oswaldo Aranha, principal atração da corrida do último domingo, na Gávea. A disputa entre La Vendetta e L’Azurra empolgou o público presente ao Hipódromo da Gávea. O fato é que as duas favoritas “se pegaram” a reta inteira e o páreo foi decidido no photochart. Tiago reclamou de prejuízos, mas a Comissão de Corridas confirmou o resultado. Depois do páreo, muita discussão e os responsáveis pela derrotada estavam inconformados. É como na marcação de um pênalti, depois que o juiz aponta para marca, não tem mais jeito. Se foi ou não penalidade máxima, não vem ao caso e por mais que se veja o replay, não vai mudar nada. É complicado, mas é a realidade.

Uma vitória merecida para “Mestre André”.

No Clássico Derby Club, a prova de maior percurso do turfe carioca, vitória do cavalo Amor Surpresa, em mais uma direção tranqüila do iluminado Mazini, que encaçapou cinco naquela tarde de sábado. Cumprindo suspensão, o treinador Mário André, o único torcedor do Guarany de Bagé que reside no Rio, assistiu com satisfação a conquista de seu melhor pensionista (para rimar mesmo). Um cavalo levado “no colo” pelo bom gaúcho, que chegou ao Rio e fez logo um monte de amigos, com sua constante e contagiante alegria. Ganhou com firmeza e mostrou que fôlego não faltou nesta cansativa carreira, que poderia ter o percurso diminuído no ano que vem.

Pega de velocidade empolgou Cidade Jardim.

Hoje em dia, no turfe brasileiro, Taludo, Requebra e Jaguarão podem e devem ser considerados os melhores velocistas em atividade. O que se viu no último sábado, em Cidade Jardim, foi um “pega” sensacional entre os três, que cruzaram o disco separados por diferenças pequenas. Taludo mostrou que o “dono da casa” tem preferência e pegou a cerca externa primeiro. Requebra deu carga o tempo todo, mas nos últimos instantes perdeu a dupla para Jaguarão, sempre muito bem apresentado. Uma carreira empolgante, que só não foi melhor pelo fato de a raia estar pesada e todos terem que tomar o caminho da cerca externa, o que sempre enfeia bastante uma prova, principalmente com animais de tamanha categoria.

No Mistura Fina, mais um show.

Foi encerrada na última quarta-feira, no Mistura Fina, em Ipanema, a temporada carioca do show Além do Paraíso, do cantor e compositor gaúcho Antonio Villeroy, que se apresenta nesta quarta no Opinião, em Porto Alegre. O matungo aqui, acompanhado de sua “troupe” marcou presença. Participação de Lokua Kanza, cantor nascido no Congo que cantou seu sucesso mais recente, Plus Vivant, num dueto sensacional com Totonho. A belíssima e talentosa Marina Elali estava lá e disse ao matungo que fará show dia 4 de dezembro, em local ainda a ser escolhido. Já sei aonde vou comemorar o aniversário (é dia 3), com toda a galera. A moça além de simples e simpática é um show à parte.

Frases que merecem ser lidas

Continuando em nosso espaço matungo-cultural, vamos a mais uma frase que merece destaque:

“É tão difícil pessoas razoáveis se tornarem poetas, quanto poetas se tornarem razoáveis”. (Pablo Neruda)

Rapidinhas

Vem aí o GP Paraná, marcado para o dia 7 de dezembro e está sendo preparada uma grande festa. Será o único evento turfístico do país naquele domingo, uma vez que Gávea e Cidade Jardim não realizarão suas programações habituais. Tudo para ser um sucesso.

Impressionante o resultado que Maylan Studart vem conseguindo no turfe americano. Tem vencido seguidamente e já merece atenção de alguns dos principais treinadores e proprietários da terra do Tio Sam. Daqui, só podemos comemorar mais esta conquista da brasileirinha. Dá-lhe Maylan!

Lamentável o que aconteceu na última quinta-feira, na festa do GP Bento Gonçalves, maior prova do turfe gaúcho, com a quebra do partidor. Ricardo e Guignoni voltaram a brilhar e levaram as duas principais carreiras com e Starman e Palais Des Festivals.

Na transmissão do páreo da égua Radioatriz, afirmei que a corredora tinha massacrado as adversárias. Seria pior se dissesse que ela havia “humilhado” as outras. Ela ganhou por 20 corpos, e aí?

Aniversariou na última semana o amigo Ika, titular do Stud Daltex, que continua faturando firme com a farda verde. Parabéns do matungo. Quem também mudou de idade foi Débora Almeida, do Raia Leve. Quero saber quando será o chopinho.

Na revista de domingo, do Jornal do Brasil, uma matéria sobre o “maior cinema ao ar livre” que está acontecendo no Hipódromo da Gávea. O foco da matéria era o festival, mas muita coisa do Jockey foi mostrada, o que só é bom para o turfe, pois muitos leigos terão a oportunidade de conhecer um pouco sobre o Esporte dos Reis. Qualquer divulgação na mídia externa é de total importância.

E seguimos com nossa campanha semanal. “Campos precisa seguir realizando corridas”. E precisa de patrocínio, também.

O MATUNGÃO VIBROU

Existem amigos e amigos, que a gente faz ao longo da vida. Também existem uns raros desafetos, que a gente nem lembra que existem. Um dos amigos de quem gosto muito é o Daniel Kranzfeld. Trabalhamos bom tempo em Barbadas em Desfile e tenho orgulho de ter sido através dele que iniciei seus sobrinhos Alexandre e Herman no time de proprietários (Stud Standard). Dono de uma memória prodigiosa e um grande conhecimento de turfe, o popular “Krikfield” deu um show no programa Turfe Espetacular no último fim de semana. Ele só precisa parar com esta história de henée Maru...

O MATUNGÃO NA BRONCA

Existe um mito, criado há décadas, de que aqueles que militam na imprensa turfística são os donos das barbadas. Existem turfistas e viciados e precisamos saber diferenciar ambos. Todos nós com alguma ligação profissional com as corridas, temos nossas convicções, estudamos os programas e não somos agraciados com informações privilegiadas. Caso fosse assim, não estaríamos mais trabalhando. Muitas vezes somos abordados com pedidos de barbadas e se dizemos que achamos uma corrida difícil, por exemplo, logo imaginam que estamos escondendo algo...Chega!

As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins, Eduardo Garcez e colhidas na internet.

Um comentário:

Karol Loureiro disse...

Fala Matungo... Só um comentário... Vamos esperar o show da moça para comemorarmos seu aniversário?
Quero mais farra que isso, ok...
Principalmente agora, q vc é tríplice coroado... hehehe
Abraços...
Fui!