quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Jorge Ricardo na Gávea

É sempre uma grande alegria

Foi fartamente noticiado que Jorge Ricardo estaria no Rio no próximo dia 9, para comemorar o primeiro aniversário de Giovana. E, para não perder a viagem, montaria em alguns páreos da Gávea. O que ninguém esperava era ver, ao vivo e a cores o grande ídolo, líder do ranking mundial, na última sexta-feira, durante as corridas. Suspenso na Argentina, o craque veio ao Brasil resolver alguns problemas e não deixou de comparecer ao palco que o consagrou. Impressionado com a reforma da pista de grama e acompanhado do filho, hoje bem mais alto que o pai, também reviu amigos e acertou algumas montarias para a próxima semana. De volta à Buenos Aires montou apenas na prova clássica em San Isidro e mandou para o barbante mais um golaço, com a tordilha Teamgeist, do jogador de futebol Cláudio Pizarro. Sem dúvida, um exemplo de profissional que merece estar e ficar por bom tempo no topo do mundo.

Sem o favorito, Derby Paulista promete emoção.

Conhecida a deserção do grande favorito e candidato ao título de tríplice coroado, Sorrentino, o GP Derby Paulista do próximo sábado promete ser emocionante. O equilíbrio de forças é notório e a torcida carioca estará com o potro Flymetothemoon, que não pára de evoluir e pode conquistar a vitória que escapou ao companheiro de farda Fluke, que perdeu carreira incrível para Skypilot em carreira até hoje contestada. Outros nomes fortes na competição, que tem tudo para empolgar o turfista presente a Cidade Jardim. Uma grande caravana carioca promete brigar por vitórias no hipódromo paulistano. Daqui, todos grudados na telinha.

Ontario, cada dia melhor, ganha a milha.

Numa demonstração de categoria e recebendo ótima direção de Marcos Mazini, o cavalo Ontário venceu de forma espetacular a Prova Especial Gustavo Philadelpho de Azevedo, uma das atrações do último sábado, na Gávea. Robber Danz, que fez ótima apresentação, liderando o páreo até os metros finais, perdeu a dupla para O Melhor, que atropelou forte. A decepção ficou por conta de Blue Elf, que talvez tenha sentido o fato de ter corrido três vezes em menos de 30 dias. Cada dia melhor, fica difícil saber até onde vai este filho de Vettori e Big Emotions, de propriedade de Mário Cerqueira Teixeira de Souza.

Regenerada numa “joqueada” genial.

Ainda na tarde de sábado foi disputada a Prova Especial Groove, em 1.100 metros, marcando mais uma vitória espetacular da égua Regenerada, do Stud Alvarenga. Égua de categoria, a filha de American Gipsy contou com uma direção principesca de Marcelo Cardoso, que mesmo tendo sido “encaixotado”, mostrou habilidade fantástica, arrancou sua conduzida para fora e ainda chegou a tempo de dominar Condessa do Xará, que também recebeu direção de mestre do líder da estatística Carlos Lavor. Uma grata surpresa a bela performance de Ranger Girl, que só se entregou nos metros finais.

Sexta, no Canecão, foi só festa.

Pra quem trabalha demais, todos os dias, os momentos de descontração servem como um gás, como um reabastecimento de energias. Ao lado da família e amigos, o matungo aqui curtiu uma noite sensacional no Canecão, palco sagrado da música brasileira. Gravação de DVD do craque Jorge Vercillo com casa cheia foi sensacional. Quando pedimos para repetir Devaneio (e fomos atendidos), ganhamos sorriso da bela Marina Elali, que canta demais, também, e estava na mesa à nossa frente. Uma noite para não esquecer. O próximo compromisso cultural do matungo será no Mistura Fina, com apresentação do amigo e também craque Antonio Villeroy.

Frases que merecem ser lidas

Continuando em nosso espaço matungo-cultural, vamos a mais uma frase que merece destaque:

“Quem comete uma injustiça é sempre mais infeliz que o injustiçado”. (Platão)

Rapidinhas

Sexta-feira passada estive na loja da Codere para assistir a corrida de By Spot, em Hollywood Park, ao lado dos amigos Luiz Edmundo Barbosa e Christina Garlipp. O filho de Capitão Bank foi terceiro, perdendo a dupla por cabeça. Achei que o piloto botou a dupla fora.

O turfe passa por dificuldades, mas a paixão pelos cavalos ainda move muitos heróis que não conseguem ficar sem cavalinhos defendo sua farda. São muitos ainda e entre eles destaco o amigo Fabio Macedo, do Stud Arc En Ciel, que merece cada vitória.

Um domingo sem corridas ou sem futebol mexe com a gente. Mas respeito a superstição que envolve o Dia de Finados, embora seja totalmente contra ao fato de marcar dia para lembrar dos entes queridos que já se foram. Por isso, vou ao cemitério quando sinto saudades e não em data marcada. Da mesma forma que sou contra ao Dia das Mães, dos Pais, das Crianças etc...O dia deles é todo dia.

Mais um leilão significativo promovido pela Pro-Turfe, o de potros domados e galopando, de onde já saíram muitos ganhadores clássicos. Será no próximo sábado, após as corridas, no tattersall de Cidade Jardim.

Fico feliz quando Carlos Pensabem ganha uma corrida. Sua alegria no último sábado, após a vitória de Questzal era contagiante. É um profissional que merece, pois é trabalhador e humilde.

No próximo dia 8 casa-se Roberta, filha de meu amigo Rogério dos Santos, titular do Stud Paixão Rubro Negra. A ela e ao futuro marido, toda a felicidade do mundo.

E seguimos com nossa campanha semanal. “Campos precisa seguir realizando corridas”.

O MATUNGÃO VIBROU

O treinador Marcos Ferreira fez uma mudança ousada recentemente, levando a maior parte de seus pensionistas do Vale do Marmelo para recém reformado centro de treinamento Júpiter. No último fim de semana Marquinhos comemorou as duas primeiras vitórias no novo CT, por intermédio de Quemarin e Senhor Kirov. Trata-se de um profissional sério e dedicado. E acima de tudo é meu amigo.

O MATUNGÃO NA BRONCA

Aprendi, quando comecei na profissão de jornalista (faz tempo), que é obrigatório para aquele que optou pela difícil missão, apurar, checar a informação e ouvir as partes envolvidas em uma notícia. Cuidado absoluto na hora de informar (principalmente lá onde em fevereiro completo 30 anos). Com a revolução da Internet e a frenética necessidade de sair na frente dos outros, se lê muitas notícias vagas, sem fundamentação e sem o devido cuidado na hora de “irem para o ar”. Minha gente, jornalismo é coisa séria, ou pelo menos deveria ser...Chega!

As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins, Eduardo Brigagão, Karol Loureiro e colhidas na internet

2 comentários:

Karol Loureiro disse...

Fala Matungo... Quero estar na lista pro Mistura Fina do show do TOTONHO.
A coluna tá perfeita e com certeza o bicho vai pegar no Derby Paulista. Rutini tá P da vida com Flymetothemoon.
Bem, mas o que eu mais concordei foi com sua bronca da semana, pois com certeza, vc tem tempo e mais tempo de jornalismo (ñ estou te chamando de velho, ok) kkkkkkkkkkk
Fui!

Unknown disse...

ADOREI TUDO!

O texto do Ricardinho está incrível!

Gostei muito da lembrança ao Marquinhos Ferreira e ao Pensabem.
Achei muito legal a sinceridade em admitir que o Marcos é seu amigo.

Definitivamente, você está totalmente adptado a linguagem informal do blog.

Por isso que eu te admiro tanto profissionalmente. Chegar aos 36 anos de carreira com essa capacidade de transformação.... definitivamente é coisa de craque máximo! Parabéns!