quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Um potro de primeira para


Ocupar o lugar de Fluke

No início do ano o Haras Doce Vale roubou a cena com o potro Fluke, que após duas apresentações luxo no turfe carioca foi até Cidade Jardim encarar o melhor de lá (na época), Skypilot. Numa corrida contestada até hoje, com partidários de que houve prejuízo e outros de que a carreira foi normal, o líder carioca foi derrotado. E daí seguiu para os Estados Unidos. Mas se os torcedores da tradicional farde de Alfredo Grumser pensavam que ficariam órfãos na temporada, ledo engano. Em excelente demonstração de categoria e contando com direção inteligente de Elizando Costa, o potro Flymetothemoon (grande sucesso de Sinatra) faturou a terceira consecutiva, desta vez em prova de Grupo I, dominando o GP Linneo de Paula Machado, atração do último domingo, na Gávea. Tomara que fique por aqui para disputar a Tríplice Coroa carioca em 2009. Precisamos de ídolos, com urgência total e absoluta.

Na curta e na areia ele corre muito.

A Prova Especial das Américas, realizada sábado, na Gávea, era premissa de um duelo de titãs, Light of Loose o fenômeno das 20 vitórias e o valente e hiper veloz Ptvalentine. No entanto, o que se viu foi um verdadeiro passeio do defensor do Stud Palura. Sem ser combatido nos metros iniciais e contando com um Bruno Reis muito maduro e consciente, o cavalo preparado por Manuel Renato Lopes largou e acabou. Num belíssimo esforço, Light of Loose ficou com a formação da dupla, enquanto os demais competidores fizeram um páreo à parte pela terceira colocação. Foi uma bela abertura de reunião na maratona do último dia 11.

Vem aí o tsunami com torcida nordestina.

Uma atração na corrida do próximo domingo no Hipódromo Brasileiro será a presença do tordilho Giruá, que está mais famoso que o Padre Cícero lá pelas bandas do belo nordeste brasileiro. Ganhador de nove provas em 10 apresentações na capital paulista, o filho de Bonapartiste vai encarar os cariocas no GP Salgado Filho, carreira de Grupo II. Apesar da proximidade da última corrida, Blue Elf tem categoria para mostrar ao “orgulho dos cearenses” que aqui também se corre na areia. Ptgualicho, voltando à melhor forma, também é um nome de respeito na carreira. Pena que Alcomo não esteja mais por estas bandas, pois aí o páreo seria ainda mais sensacional.

Engrenou de vez e agora é só manter o ritmo.

O turfe carioca é sem dúvida alguma um celeiro de grandes jóqueis. Ficamos órfãos do nosso ídolo maior, que trocou o samba pelo tango há quase três anos. No primeiro ano sem ele a estatística foi vencida com facilidade, mas já na segunda temporada tivemos uma disputa espetacular entre três expoentes ou sejam Mazini, Tiago e Dalto. Na temporada que começou em julho constatamos, além dos três, o rejuvenescimento deste garoto de 40 anos, chamado Carlos Lavor, tricampeão do GP Brasil e um mestre das rédeas. Lidera com folga e agora é só manter o ritmo. Outro que renasceu foi Jean Pierre, que aos 19 anos tem longa carreira pela frente. Precisa aproveitar o bom momento, trabalhar muito e seguir conduzindo com calma e tranqüilidade. Já dizia o mestre dos mestres, Ernani de Freitas: “Corridas se ganham no braço e, principalmente, com a cabeça”.

Medida mais que acertada.

Como a partir da última terça-feira a pista de grama foi interditada para reformas, que levarão cerca de quatro meses, a Comissão de Corridas do Jockey Club Brasileiro, em decisão mais do que correta, decidiu manter os páreos na pista do programa nas reuniões de domingo e segunda-feira, mesmo com o índice acima do permitido. Os páreos tiveram resultados interessantes, principalmente o GP Linneo de Paula Machado, o Grande Criterium.

Frases que merecem ser lidas

Continuando em nosso espaço matungo-cultural, vamos a mais uma frase que merece destaque:

“O brasileiro no trânsito é omisso. Até na hora de ser atropelado tenta tirar o corpo fora”. (Popular)

Rapidinhas

Parabéns ao treinador Paulo Salas que, treinando na Gávea, conseguiu ótimo quarto lugar (perdeu o terceiro no photochart) com o potro Uragano Point, no GP de domingo. É como diz “seu” Morales: “Ganhei tudo treinando aqui na Gávea”.

Mauro de Faria tem acertado muito nas indicações para Cidade Jardim, numa valiosa ajuda aos turfistas que gostam do simulcasting.

Na minha relação de amigos existem alguns “Mãos-de-Vaca” de primeira, mas nem por isso deixo de gostar deles. Mas, na lista de “unhas-de-fome” vou colocar mais um, que bateu recorde. Jovem comentarista, ex-jóquei e com coluna de indicações (não vou revelar o nome), deu de presente de aniversário para a sobrinha e afilhada, olhem só: um pacote de balas. Vá ser pão duro assim lá na cabine...

Que bela estréia do potro Olympic For Fun na corrida de segunda-feira (6). Ainda meio bobo, pulando as poças, o argentino treinado por Betinho Solanés deu um show, ganhando esbarrado. Vai longe este defensor da farda rubro-negra.

É sempre bom acompanhar as indicações do amigo Luís Alberto Rodrigues de Souza, nosso querido amigo Beto, que participou do programa Turfe Espetacular no último domingo.

Continua ganhando corridas com freqüência na Gávea o Stud Mr.Leed, de Eddy Hedstrom. Uns chegam de Campos, preparados por F.Silva e outros ficam na Gávea com a treinadora Juliana Dias Lepre dos Santos, minha amiga “Dona Ju”.

E seguimos com nossa campanha semanal. “Campos precisa voltar a realizar corridas”. (E vai realizar dia 25).

O MATUNGÃO VIBROU

Sem dúvida alguma com a decisão do Jockey Club Brasileiro em procurar, de várias formas, incentivar as inscrições para que as corridas não sofram com a interdição da pista de grama. A criação de bônus, assim como o auxílio no transporte dos corredores alojados em centro de treinamento foram medidas muito bem recebidas por treinadores e proprietários. As novas chamadas, como a volta do “Páreo do Porão” e outras, certamente irão garantir a formação de bons programas nos próximos quatro meses. Alguns profissionais já repensam sobre a idéia de mandar cavalos para São Paulo.

O MATUNGÃO NA BRONCA

A bronca esta semana não é minha, mas sim de muitos turfistas que gostam de apostar no simulcasting. Não sei se a parte técnica pode viabilizar isto, uma vez que o tempo é curto. O pedido de muitos freqüentadores do Hipódromo da Gávea é que se passe o cânter de Cidade Jardim ao vivo e que o da Gávea seja gravado para posterior apresentação, dando mais tempo para analisarem os galopes dos animais e realizarem as apostas. O matungo aqui, particularmente, acha que não faz diferença, mas não aposto nas corridas paulistas...Chega!
As fotos contidas no blog são de autoria de Gerson Martins, Eduardo Brigagão e colhidas na internet

Um comentário:

Karol Loureiro disse...

É Matungo... Tua lista de amigos tá cruel... Deve tá tudo pendurado e com nome no SPC (que não é a banda de pagode, ok)...
Bem, como sou uma pessoa mão aberta e faço parte dos teus amigos mais chegados, fico chateada pela pequena afilhada do individuo.
É bem capaz do saco de balas ele ter "afanado" de alguma criança no dia de São Cosme Damião.