quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Right Line cada dia corre mais

E fica difícil saber até aonde vai

No último domingo assistimos a uma belíssima exibição da égua Right Line, apresentada em forma magnífica e contando com direção precisa de um Carlos Lavor que, aos 40 anos, mostra a jovialidade e vontade de um garoto de 20. Diante da disparada de Lieve, o piloto, que sabia muito bem o que tinha, esperou a hora cera de dominar, guardando reservas para conseguir aparar o arremate forte de Blue Elf, que desta vez colocou por terra a fama de que só corre na pista de areia. Foi a quarta vitória consecutiva da filha de Put It Back, que foi a única fêmea do páreo. Da maneira com que está evoluindo, fica difícil prever até aonde vai a defensora do Stud Quintella. Parabéns a toda equipe pela expressiva conquista no Clássico Júlio Cápua.

A caminho do bicampeonato no Bento.

Uma demonstração de categoria deu o cavalo Starman no Clássico Primavera, sábado último, na Gávea. Ganhou com extrema facilidade e, segundo seus responsáveis, correrá o GP Bento Gonçalves, prova máxima do turfe gaúcho, buscando o bicampeonato na tradicional carreira. Ano passado, com Ricardinho no dorso, ganhou por uma quadra, sem dar chance aos adversários. Este ano a conquista não deverá ser tão fácil, uma vez que Jaguanum atravessa fase excepcional vindo de obter cinco vitórias consecutivas. Sem dúvida, será um “pega” espetacular. Starman foi mais um ponto clássico do craque Dulcino Guignoni.

Sorrentino, mais um craque dos campos do Araras.

Cavalo bom a gente sempre gosta de ver ganhar. Sábado passado, numa tarde de ouro do turfe paulista, o potro Sorrentino deu mais uma mostra de seu potencial. Ganhou como craque, continuando a caminhada firme para a conquista da Tríplice Coroa. Quem sabe até da Quádrupla. Mais um corredor de grande qualidade criado nos campos do Haras Santa Maria de Araras, num ano fantástico. Outras provas clássicas foram disputadas na programação. Triste mesmo foi ver Alcomo ser contrariado na forma de correr e finalizar em apático quarto lugar. Nem parecia o craque que brilhou com a farda do Stud Capitão, na Gávea.

Visita surpreendente no último domingo.

Tive uma grande surpresa no último domingo, na Gávea. Seguia no calmo e tradicional standby (sábado peguei pedreira de 12 páreos), quando encontro o cantor e compositor gaúcho Antonio Villeroy, que aproveitou para conhecer o hipódromo e aprender um pouco sobre as corridas. Acompanhado da mulher, Gabriela, Totonho foi levado por mim à cabine de transmissões e passou algum tempo observando as carreiras. Quem sabe não estaria nascendo ali mais um turfista? Nosso esporte tão favorito precisa de sangue novo para se reerguer e voltar a ser o que sempre foi. Com certeza, celebridades ajudarão muito neste processo.

Alegria para quem realmente gosta de turfe.

O turfista de verdade, que faz sacrifícios e ama o esporte e não apenas o jogo, sempre vibra com uma conquista. Já repeti aqui inúmeras vezes a definição do Chico Anysio sobre ganhar uma corrida: “É como dor no rim, uma emoção única”. Pois na última sexta-feira vivi mais uma vez o momento mágico de passar na frente e, de novo através da égua Japyhara (a segunda com a minha farda). Dalto Duarte deu uma direção de príncipe e Junior Pedersen apresentou a filha de Fritz em forma exuberante. E quase que a emoção foi dupla, uma vez que Cascoxa chegou em segundo, perdendo por meio corpo. Isso é paixão pelo turfe, muito diferente de vício em apostas.

Frases que merecem ser lidas

Continuando em nosso espaço matungo-cultural, vamos a mais uma frase que merece destaque:

“Se meus inimigos pararem de dizer mentiras a meu respeito, eu paro de dizer verdades a respeito deles”. (A.Stevenson)

Rapidinhas

A carapuça é um negócio incrível. Muitas vezes você escreve algo sobre alguém ou algum fato e tem gente que a veste rapidinho. Pensar não dói, mas algumas pessoas evitam...

Fernando Gabeira passou para o segundo turno, coisa que ninguém imaginava. Vamos com mais força agora. Nossa cidade merece um cara como ele.

Victor Paim ainda não decidiu se leva ou não alguns corredores para São Paulo na falta da pista de grama. A verdade é que o treinador atravessa ótima fase com muitas vitórias e seja o que decidir, vai continuar vencendo.

Muito bom o programa sobre o fenômeno Light of Loose, apresentado por André Cunha e contando com belíssima edição da equipe da Tv Turfe, comandada pelo amigo Bira. Matérias assim engrandecem a programação.

No próximo dia 16 um leilão de treinamento imperdível em Cidade Jardim, com ótimas oportunidades para os proprietários cariocas e paulistas. Mais uma venda sob o comando da Pro Turf de Léo Friedberg.

E seguimos com nossa campanha semanal. “Campos precisa voltar a realizar corridas”. (E vai realizar dia 25).

O MATUNGÃO VIBROU

Foi proveitosa a reunião do presidente Luís Eduardo da Costa Carvalho com os profissionais de turfe na última semana. Detalhes sob a reforma da pista de grama foram passados aos treinadores, assim como as alternativas que serão criadas. A piscina está sendo reformada, assim como as duchas. A raia de areia passará por tratamento especial para que se torne mais compacta e chamadas serão criadas para garantir as programações. Portanto, a nova diretoria está, realmente, procurando o melhor caminho para o turfe carioca.

O MATUNGÃO NA BRONCA

Um acidente feio aconteceu no quinto páreo do último sábado. Três pilotos caíram, dois sem maiores conseqüências e um, o aprendiz Marcelo Sampaio, teve três costelas quebradas. Não é o caso de procurar culpados, mas falta sensibilidade e respeito profissional em certos jóqueis que montam na Gávea. Isso, aliado à falta de experiência ou malícia de um aprendiz que recém começou a montar, provoca acidentes como o de sábado. Se todos corressem certinhos, sem “apertar” adversários ou aplicar partidos, coisas assim não aconteceriam...Chega!

As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins, Eduardo Brigagão e colhidas na internet

Um comentário:

Karol Loureiro disse...

Fala Matungo querido... Primeiro lugar, parabéns por mais uma vitória da Japyhara (acertei viu!!!), a matunga é craque que nem o dono...
E falando do dono, pense num "caba" pra ter ótimas amizades (e eu me incluo). Só tenho uma queixa, o "Totonho" não pode te chamar de Matungo assim, de cara... Chegou agora e já que sentar na janela, não dá... hehehe
Abraços, fui!