quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Luta pela sobrevivência

Digna de respeito e aplauso

O Jockey Club de Campos é um patrimônio do Estado do Rio de Janeiro e seu hipódromo, que leva o nome de uma das mais importantes figuras do cenário turfístico nacional, ou seja, Linneo de Paula Machado, completará 51 anos no mês que se inicia. Durante sua existência, sempre teve participação importante para a atividade turfística, servindo como opção para inúmeros criadores e proprietários. Revelou profissionais de alto gabarito, tanto entre jóqueis, quanto treinadores. Há tempos vem enfrentando dificuldades e lutando para sobreviver de forma digna. Muitos abandonaram suas profissões, mas restaram ainda heróicos e batalhadores amantes dos cavalos que tentam, bravamente, reerguer o turfe local. Uma corrida está programada para o fim do mês, contando com apoio de importantes profissionais, prêmios compensadores e uma justíssima homenagem a Ernani Pires Ferreira. Torço para que a iniciativa seja coroada de êxito e que se transforme no ponto de partida para uma nova era.

Quando a fase é boa vai no repique mesmo.

Depois de vencer com extrema facilidade o páreo de perdedores, uma semana antes, o cavalo Jujuy não tomou conhecimento de adversários mais categorizados e “passou o rodo” neles na Prova Especial Itajara, maior atração de sábado passado no Hipódromo da Gávea. Apresentado por Victor Paim, em ótima fase, o defensor do Stud São José dos Bastiões entrou para o time dos ganhadores de provas importantes. Do jeito que venceu, será um adversário temível de agora em diante. Agora é partir pra cima delas no Diana, sábado, em São Paulo, com a invicta Ecoute Moi, do Haras Maluga.

Ela dança, balança e Requebra pra cima deles...

Corre muito essa égua. Dá gosto de vê-la atuar. Refiro-me à Requebra, máquina do Haras Santa Maria de Araras, que obteve a sexta vitória da campanha no último domingo. Num verdadeiro charco, dominou com autoridade o GP Adhemar de Faria e Roberto Gabizo de Faria, prova do Grupo III. Deixou o bom Jaguarão em segundo, a dois corpos e meio, com Lavor tranqüilo em seu dorso, sempre acompanhando o galão. Méritos para o trio Morgado, Bebeto, Bebetinho e Bebetinhozinho, numa semana espetacular, com muitas vitórias.

Uma vitória que vale muito mais que um Grupo I.

Quem é turfista e gosta de cavalos de corrida, fica muito triste quando um bom animal sofre lesão séria e mais ainda quando o problema chega a ameaçar o futuro de um craque. Quando foi praticamente decidido que Do Canadá não correria mais, vítima de um problema grave, recordo-me que a veterinária Adriana Lioy, mulher do treinador Luiz Esteves, não se conformou. Conversando com ela, na oportunidade, a excelente profissional me disse que ia tentar recuperar o filho de Vettori. Pois bem, quase um ano depois do problema na corrida da Gávea (foi em 14 de outubro de 2007), Do Canadá reapareceu em Cidade Jardim, vencendo o Clássico Alberto Santos Dumont, para a grande alegria de todos aqueles que colocam o cavalo de corrida à frente de tudo. Mazini foi perfeito na direção, mas uma vitória como esta vale mais que qualquer Grupo I.

Um ano passou rapidinho...

No último domingo fiz um ano narrando oficialmente as corridas no JCB. Como não trabalhei no dia, pois no novo esquema fico responsável pelas transmissões de sexta-feira e sábado, no dia 27 fiz questão de homenagear aquele que por mais de quatro décadas ocupou a locução oficial, Ernani Pires Ferreira, meu amigo pessoal e ídolo. Embora não goste nem um pouco de auto-promoção, lembrei que foi por uma iniciativa minha, ante o então presidente Taunay, que a cabine número 1 leva o nome do “baixinho”. A missão agora está dividida entre mim e outro amigo de 30 anos, Luiz Urubatan Carlos, o popular “Voz de Trovão” (ele odeia isso). Procuro fazer meu trabalho com seriedade. Uns gostam, outros não, mas agradeço todas as manifestações que recebi de verdadeiros amigos. Em fevereiro de 2009 a comemoração será por 30 anos em O Globo. Tô ficando velho...

Frases que merecem ser lidas

Continuando em nosso espaço matungo-cultural, vamos a mais uma frase que merece destaque:

“Caráter, dignidade e profissionalismo são os melhores antídotos contra veneno” (Marco Aurélio Ribeiro).

Rapidinhas

Boatos que, sabe-se lá de onde surgiram, andaram assustando muitos profissionais de turfe. É preciso responsabilidade antes de espalhar o terror.

Em certos casos é preciso fazer bem mais do que apenas varrer o lixo. Quando nada pode ser aproveitado o melhor é incinerar.

Carlos Lavor deu um show na corrida da última sexta-feira. O filho do Wilson quer vencer a estatística de todo modo. As direções em Arqueiro do Conde e Fulano de Tal foram primorosas.

Cabral e Braga são dois funcionários imprescindíveis na repesagem do Hipódromo da Gávea e estão com uma tremenda sobrecarga. Sem os dois a coisa não anda.

Neste domingo uma matéria especial na TV Turfe sobre a excepcional campanha do cavalo Light of Loose. Com 19 vitórias na Gávea e 20 no total (ganhou uma no Tarumã), o corredor treinado por João Coutinho Filho pode ser considerado um fenômeno.

E seguimos com nossa campanha semanal. “Campos precisa voltar a dar corridas”. (Tá menos difícil).

O MATUNGÃO VIBROU

A coluna é de turfe, mas algumas vezes gosto de abordar outros assuntos para descontrair. Sem querer ser chato, volto a comentar sobre o cantor e compositor Antonio Villeroy, que terminou a temporada no Hideway, o famoso Espaço Laranja. Na quinta-feira (25) estive lá com família e amigos e foi um espetáculo. Além de “Totonho” e sua banda, canja de Bárbara Mendes, que cantou minha música preferida, com direito a menção de meu nome e o coro de “Matungo, Matungo”, puxado pela Karol (só podia ser ela mesma...). Anotem o nome que o cara é muito bom.

O MATUNGÃO NA BRONCA

Com o fechamento da pista de grama para reformas (mais que necessárias), é preciso um estudo técnico e a criação de alternativas para que possam ser mantidas as quatro programações na Gávea. Até agora a única informação oficial é de que as provas clássicas serão disputadas na areia (óbvio). A criação de novas chamadas, provas diferentes das que já constam na tabela, precisam ser criadas. Opções para aqueles que têm o rendimento diminuído na areia. Caso contrário, dificilmente serão formadas as habituais quatro reuniões por semana...Chega!

As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins, Eduardo Brigagão e colhidas na internet

Um comentário:

Karol Loureiro disse...

Não vejo a hora de novo show do "Totonho"... Ai vou gritar "coleguinha, coleguinha", sim pq se o cantor é teu amigo ao ponto de dedicar música pra vc em pleno show, tb quero mostrar o quanto somos amigos... É uma forma de conseguir uma promoção pessoal (hehehehe). Parabéns, a coluna tá show (pra variar), fui!