quarta-feira, 17 de setembro de 2008

No último fim de semana


Um verdadeiro festival Alvarenga!

Existem proprietários que investem forte por paixão pelo turfe. Não estão nem aí para crise ou coisa que o valha. Querem mesmo é ver a farda passar na frente e comemorar. Podemos afirmar que é este o caso de Álvaro Novis, titular do Stud Alvarenga. E a recompensa sempre aparece. Pois no último fim de semana carioca o que se viu foi um amplo domínio da farda azul e branca nas principais provas. Na tarde de sábado a conquista veio em forma de dobradinha, com o sucesso de Senhor Extra sobre Colorado Sam nos 1.600 metros do GP José Carlos e João José de Figueiredo, carreira de Grupo III. Amplo domínio da parelha apresentada em forma magnífica pelo campeão Dulcino Guignoni. Dalto Duarte e Marcelo Cardoso estiveram perfeitos, como habitualmente acontece. Mas a festa prosseguiu no dia seguinte.

No domingo foi a vez da valente e corredora Regenerada.

A festa do Stud Alvarenga continuou na programação de domingo, com a belíssima vitória da excelente Regenerada, trazida de Cidade Jardim em forma soberba pelo treinador Eduardo Garcia. Num verdadeiro “mano a mano” com a tordilha Red Tail, a filha de American Gipsy, muito bem levada por Marcelo Cardoso, cruzou o disco com um corpo de vantagem e conquistou a Prova Especial Indian Chris. Portanto, um fim de semana dominado amplamente pelo Stud Alvarenga, Os parabéns do matungo.

Festival do Araras continua.

Depois de um fim de semana de conquistas impressionantes na Gávea e em Cidade Jardim, o Haras Santa Maria de Araras voltou ao noticiário, desta vez na Argentina. Savoir Bien, conduzida por Pablo Falero, venceu por quatro corpos o Gran Premio Polla de Potrancas, em Palermo. Vencendo pelos quatro cantos do mundo, a criação de Júlio Rafael de Aragão Bozano prima pela qualidade e excelência. Os resultados, ao longo dos anos, comprovam o sucesso.

Não questiono decisões, mas é preciso bom senso.

Um episódio ocorrido no fim de semana, no turfe carioca, sensibilizou um número expressivo de profissionais. No último páreo de sábado o jóquei Acedenir Gulart pediu para que o cavalo Amigo Urso fosse examinado pelo veterinário de plantão. Para o piloto, o cavalo estava sentido. Examinado, o corredor, que pesa 600 quilos, foi liberado. O jóquei, inconformado, não queria montar o animal. Enfim, acabou indo para o partidor e foi suspenso por falta de empenho. Em sã consciência, nenhum jóquei do mundo se negaria a montar ou inventar que o cavalo estava sentido. Uma queda pode ser mortal ou trazer graves conseqüências. Muitas vezes o bom senso deve prevalecer. Não questiono as decisões, mas creio que elas deveriam ser bem pensadas antes.

Pule astronômica e ótimos resultados.

É preciso fazer justiça aos excelentes resultados que têm sido obtidos pelo treinador Darci Minetto. Com um número reduzido de corredores, no CT Paraíso, o gaúcho vem dando show. Levou sua “máquna” Aromatic Lady à Cidade Jardim e esfregou os adversários. No último domingo com a égua Perversa Paixão, do Stud Valbom do “seu Antônio”, conseguiu vitória convincente, em turma braba, com rateio de fazer qualquer apostador comemorar mais que minhoca em prato de macarrão. Parabéns. Jean Pierre, que dirigiu a ganhadora, faturou bom segundo lugar com Burj El Arab, do mesmo proprietário, na noturna de segunda-feira.

Frases que merecem ser lidas

Continuando em nosso espaço matungo-cultural, vamos a mais uma frase que merece destaque:

“A abstinência é uma boa coisa, desde que praticada com moderação” (Popular).

Rapidinhas

Ricardinho voltou a ganhar muitas corridas na Argentina. Na última semana ganhou duas provas de Grupo II e voltou a livrar boa vantagem sobre Russell Baze, no ranking mundial e sobre Falero na estatística Argentina. Ninguém segura o campeão.

Marcos Ferreira se livrou da “inhaca” e venceu bela corrida com Sussex, do Stud Chico City II. Bom profissional merece ganhar muitas carreiras. Sal grosso, banho de ervas e a uruca vai embora.

Rodrigo Salgado assinou contrato com o Stud Bons Companheiros. Muito trabalhador, o mineiro merece esta oportunidade. Vai seguir vencendo carreiras o Salgaidnho.

A registrar o ótimo resultado do jovem treinador Ildefonso Felipe de Souza, que mandou para o barbante quatro defensores na corrida de segunda-feira (8). Filho de meu amigo Ildefonso Coelho de Souza, Felipe está mostrando que filho de peixe é peixe também.

E seguimos com nossa campanha semanal. “Campos precisa voltar a dar corridas”. (Tá difícil).

O MATUNGÃO VIBROU

Matungão também deve ser cultura e quero recomendar aos amigos dois bons espetáculos que assisti na última semana. Um deles é o show do cantor e compositor gaúcho Antonio Villeroy, que estará nesta e na próxima quinta no Hideway, Espaço Laranja, na Rua das Laranjeiras 308. O outro é a peça Cordélia do Brasil no teatro do SESC Copacabana, na Rua Domingos Ferreira 160. Maria Padilha dá um show e toma conta do espetáculo, que também conta com a participação de George Sauma (o Tatalo de Toma Lá Dá Cá) e Cadu Fávero.

O MATUNGÃO NA BRONCA

É preciso uma fiscalização maior em todos os locais onde existam cavalos. O recente caso de Mormo, descoberto em São Paulo, pode trazer graves conseqüências para toda uma atividade que gera milhões de reais e empregos. A criação de PSI no país, hoje, é alvo de investidores estrangeiros e além dos cavalos de corridas, existem criadores de inúmeras raças que poderão ser prejudicados. O controle sobre estas doenças infecciosas precisa ser rigoroso por parte das autoridades. O prejuízo poderá ser incalculável...Chega!

As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins e Eduardo Brigagão

Um comentário:

Karol Loureiro disse...

Meu amigo, desculpa a demora em ler seu blog, mas meu claro 3G ficou escuro em Ourinhos e tive de apelar pra uma lan house. Voltemos à coluna, o Alvaro merece vencer muito na Gávea, pois investe sem dó e vibra como criança ganhando uma bicicleta ao ver seus defensores cruzando na frente; o Araras nem precisa comentar; o Darcy Mineto tá melhor que Adão no Paraíso; e pra arrematar, o mormo tá de morrer no turfe.
Fui!