quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Davignon mostra suas fichas e...

Domina o GP Costa Ferraz com firmeza!

A principal atração da corrida do último domingo, na Gávea, foi o GP Costa Ferraz. O grande favorito era o até então invicto Sugiro, que dera duas demonstrações de categoria, anteriormente. Mas, não mostrou a mesma velocidade e a performance que o colocara como grande destaque na comptição. Davignon, que fora prejudicado na última apresentação, contou com direção primorosa de Dalto Duarte e venceu em final escamado, mostrando categoria. Mais uma apresentação do craque Dulcino Guignoni, que colocou o filho de Redattore e Darcy no último furo, para a alegria dos titulares do Stud Azul e Branco. Boa a apresentação de Hot Six, uma pule altíssima, mostrando grande evolução. Desejado Six, mostrando regularidade, foi o terceiro colocado, enquanto Ausone, potro de futuro, chegou na quarta colocação. . Sugiro foi apenas o quinto, mas sabe muito mais. Vamos aguardar a próxima.

Right Line parecia batida, mas não estava.

As corridas de cavalo sempre proporcionam emoções e surpresas. Quem assistia a Prova Especial African Boy, disputada no sábado, e viu Rescue Force dominar o páreo com autoridade e percebeu Right Line, aparentemente, batida, jamais poderia imaginar que a égua do Stud Quintella pudesse esboçar qualquer reação. Mas, tirada por fora e exigida por Carlos Lavor, a filha de Put It Back voltou com tudo para cima da ponteira e venceu de forma espetacular, conquistando a terceira vitória e a primeira na esfera clássica. Apresentação de luxo do Leléu e vitória comemorada pelo amigo Toni. A retirada da grande favorita Quel A'mour, que sofreu ferimento no focinho, duarante o alinhamento, tirou, em parte, o brilho maior da competição.

O turfe está de luto com a morte de Leônidas.

Todos que tinham ligação com o turfe o conheciam. Funcionário do Jockey Club Brasileiro há mais de 30 anos e baluarte do Stud Book, Leônidas, ou apenas Léo, como o chamavam carinhosamente, sempre foi extremamente atencioso e cuidadoso com seu trabalho. Nos últimos anos, foi fundamental à Comissão de Corridas e, há cerca de 15 dias, depois da primeira internação, voltou ao hipódromo e esteve na cabine de transmissões da Gávea, conversando comigo e com Ernani. No último domingo o querido “Moreira Franco”, apelido herdado em razão da forte semelhança com o político, nos deixou, aos 65 anos. À família, principalmente Paulinho e Maria, os pêsames do matungo e ao pessoal do céu, preparem-se, pois Léo irá colocar tudo muito bem organizado por aí. Descanse em paz meu amigo.

Uma belíssima festa.

Na última quinta-feira estive no credenciado de Campo Grande, acompanhado uma caravana de profissionais de turfe e da imprensa, para uma festa promovida por Wagner e seus dois filhos Paulo Henrique e Luís Henrique. Para comemorar um ano de atividade, foi escolhido o evento e a entrega do prêmio Profissionais de Turfe. Ambiente de requinte e bom gosto e uma recepção de primeira. A casa estava lotada e todos saíram felizes e satisfeitos. De parabéns os anfitriões e muito sucesso para o belíssimo estabelecimento. Chato, apenas, foi tomar um “couro” do Cristiano Oliveira na sinuca, mas já tratei de me queixar com o Adail pela falta respeito do rapaz com os mais velhos...Teve a cara-de-pau de dizer que não jogava nada.

Maylan vence mais uma na Flórida.

Depois de vencer duas provas no mesmo dia, a joqueta brasileira Maylan Studart voltou a ganhar no Hipódromo de Calder. Desta vez foi na corrida do dia 14, montando Lady Charleen, de ponta a ponta e com uma pule de 9 por 1. Agora a porteira abriu e a “Garota de Ipanema” vai fazer história em pistas americanas. Sucesso!

Frases que merecem ser lidas

Continuando em nosso espaço matungo-cultural, vamos a mais uma frase que merece destaque:

“O Brasil nunca poderia ter problemas financeiros. Tem dinheiro saindo pelos ladrões”. (Popular)

Rapidinhas

Romar Barros passou à categoria de jóquei e já conseguiu algumas vitórias. É comum as montarias diminuírem, mas ele é bom jóquei e vai continuar vencendo. Só precisa parar de usar aquela camisa da seleção argentina de futebol. Pára com isso garoto.

Julio Cezar Sampaio já assumiu a liderança da estatística de treinadores da atual temporada e vai firme rumo ao bicampeonato. O Alemão não brinca em serviço e merece os bons resultados.

Bebeto Morgado esteve no hipódromo na semana passada e muitos de seus pensionistas venceram. Bebeto é um dos melhores treinadores do turfe brasileiro e desde menino, apaixonado pelos cavalos. Merece seguir vencendo sempre.

O eterno problema de jóqueis montando com o peso acima do estipulado continua. Essa rapaziada precisa cuidar, pois este inimigo não perdoa e carreiras brilhantes foram encerradas por ele. Mas, apesar de tudo, alguns exageros desnecessários são cometidos por alguns treinadores.

E seguimos com nossa campanha semanal. “Campos precisa voltar a dar corridas”.

O MATUNGÃO VIBROU

Os grandes corredores merecem espaço nos comentários e trata-se de uma normalidade, pois a notícia persegue os campeões. Mas de vez em quando não custa nada reverenciar um cavalo comum que atravessa fase soberba e enche de alegria proprietário, jóquei e treinador. É o caso do ligeiro Pícaro, que no último fim de semana conquistou a quarta vitória consecutiva, sempre com o Rafael do Rosário no dorso. Parabéns aos felizardos tetracampeões.

O MATUNGÃO NA BRONCA

Uma reclamação geral procedente do turfe paulista, coberta de razão. Aumentar o valor da inversão do Pick 8 não parece uma decisão muito inteligente. Ninguém deve esquecer que os movimentos de apostas não são construídos pelos que jogam muito e sim pelo pinga-pinga da maioria dos turfistas, que sempre comparecem ao dia-a-dia das corridas. Com o valor maior, nem todos poderão apostar em todas as reuniões...Chega!
O Blog do Matungo foi atualizado, confiram.

As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins, Karol Loureiro e Eduardo Brigagão.

Um comentário:

Karol Loureiro disse...

Matungo, só assim pra vc sair bonito na foto... Na coluna anterior, as éguas te ajudaram e no dessa semana, que potranca vc atracou heim???
Essa vai usar a farda rubro-negra tb???
Assim vc acaba casando...
hehehe
Abraços
Fui!