quarta-feira, 9 de julho de 2008

Time For Fun e Quick Road

Dois sérios candidatos

O último fim de semana foi marcado por duas preparatórias, no Rio e em São Paulo, para a maior prova do turfe nacional, o GP Brasil, marcado para o dia 3 de agosto no Hipódromo Brasileiro. Em Cidade Jardim o inesgotável Quick Road parece ter encontrado o parceiro perfeito no campeão Jorge Ricardo. Ganhou de forma incrivelmente fácil, dando um verdadeiro show. Pelo que mostrou, é um candidato certo à vitória nos 2.400 metros. Já no Rio, com campo numeroso de 18 participantes, Time For Fun, um vencedor de Derby, deixou claro que aquela conquista não havia sido por acaso. Mostrou superioridade e derrotou os adversários com sobras. Além da corrida sensacional do filho de Yagli, a que mais empolgou o matungo aqui foi a performance de Quatro Mares, que teve problemas com ferraduras antes da prova, ficou embaraçado no percurso e ainda finalizou ba quinta posição. Será rival poderoso.

No teste das éguas, uma prova equilibrada.

Também foi realizada no último domingo, na Gávea, a prova preparatória para o GP Roberto e Nelson Grimaldi Seabra. Uma disputa equilibrada, com vitória de Really Winner, por pequena diferença, sobre Princesa Rafaela, que mostrou incríveis progressos. Outras competidoras mostraram categoria, caso da veloz Hilaris, que resistiu por muito tempo na liderança. Outras participantes, que sofrem rebate na pista pesada, podem melhorar de rendimento em caso de pista normal. Diferente do GP Brasil, que tem uns poucos nomes de destaque, a prova das éguas, no sábado, 2 de agosto, ainda está em aberto. De São Paulo virão, também, corredoras de categoria.

Presenças confirmadas em duas provas.

Embora tenham sido realizadas apenas três programações no último fim de semana carioca, tivemos boas revelações para a festa máxima do turfe carioca. Sem participar de testes oficias, dois ótimos corredores carimbaram os passaportes para provas importantes da primeira semana de agosto. O potro Sol de Angra, treinamento de Marcos Ferreira, deu mais uma demonstração de categoria e venceu um pesos especiais, enfrentando cavalos mais velhos. Está invcto em três apresentações e será parada dura no GP Major Suckow. Já o provado Hermoso y Guapo correu pela primeira vez na pista de grama e voltou a vencer. Com certeza, irá ao GP Presidente da República.

Lobinho não nega a tradição da família.

Na última quinta-feira, no tattersall da Gávea, reencontramos o leioleiro José Luís Lobo, o popular “Lobinho”, como é carinhosamente conhecido. Com a categoria de sempre, conduziu as vendas da noite. Filho do consagrado Selmar Lobo, que acabou de ultrapassar as 3 mil vitórias e irmão de Paulo Henrique, treinador vitorioso na Califórnia, o bom amigo que mora em Curitiba não nega a excelência do sangue e, na sua especialidade, continua craque.

Comendador reforça plantel.

No último domingo almocei com o amigo José Lírio Aguiar, que está pretendendo reforçar o plantel da Gávea. Já manteve entendimento com seus dois treinadores, o campeão Alcides Morales e o jovem Álvaro Castillo. O comendador continua amigo de seus amigos e sempre apaixonado pelo turfe e pelas cores rubro-negras. Que muitas vitórias venham, é o que deseja o bucéfalo.

Frases que merecem ser lidas

Continuando em nosso espaço matungo-cultural, vamos a mais uma frase que merece destaque:

“O cérebro humano começa a trabalhar no momento em que o sujeito nasce e não pára até a hora em que ele sobe num palanque para fazer um comício”. (Popular)

Rapidinhas

Jorge Ricardo, mais uma vez, deixou clara a razão de ser o primeiro do mundo. Suspenso por duas corridas, só poderia participar de provas clássicas. Sábado foi a Cidade Jardim e ganhou um Grupo III. Domingo, cedo, voltou à Buenos Aires, viajou 60 km até La Plata e venceu um Grupo II.

Rodrigo Salgado é um bom jóquei e acho que monta menos do que deveria. Trabalhador, leve e com boa noção de percurso, além de largar bem, merece ganhar mais corridas.

Sábado, na Gávea, a primeira vitória de um filho de Lord Marcos, campeão do GP Brasil. Defendendo as mesmas cores do campeão, Marcos The Great atropelou forte e ganhou linda prova.

Temporada nova e os campeões da última já pensam em seguir no mesmo ritmo para manter o nível das vitórias. Alemão e Mazini vão continuar trabalhando juntos em busca do bicampeonato.
E seguimos com nossa campanha semanal. “Campos precisa voltar a dar corridas”.

O MATUNGÃO VIBROU

No último domingo, em Maroñas, a criação brasileira brilhou intensamente com a conquista dos dois clássicos disputados. O potro Indionavajo, único brasileiro no campo, dominou o Clásico Gusmán Vargas. É de criação e propriedade do Haras Duplo Ouro. Foi montado por Everton Rodrigues e apresentado por Ivo Valter Pereira, No Clásico Kumis, vitória de Piquetera, criação do Haras Fronteira e propriedade de Luiz Fernando Cirne Lima. A mesma dupla de profissionais foi responsável pela conquista.

O MATUNGÃO NA BRONCA

Desde que parei de dirigir, há alguns anos (o trânsito estava proporcionando um stress alucinante), passei a utilizar os táxis, sempre que viável fosse. O espanto ao conversar com a maioria dos profissionais, diz respeito ao total desconhecimento das coisas do turfe. Muitos afirmam que tanto eles, quanto a maioria dos passageiros que transportam, não sabiam que não se paga nada para entrar no Jockey Club. Não têm noção do que é o turfe e ainda sempre contam histórias tenebrosas de pessoas que perderam tudo o que tinham nas “patas dos cavalos” Essa imagem precisa mudar...Chega!
As fotos que constam da coluna são de autoria de Gerson Martins e colhidas na internet.

Um comentário:

Cerca Móvel (KL) disse...

Eita Matungo... só tive tempo de ler a coluna agora... Ô semana complicada... Mas o que vale é que continua imperdível...
Seguinte, apenas um comentário sobre o filho do Lord Marcos, Marcos the Great... Ele, assim como o pai, recebia os cuidados do batalhador Jonas Guerra.. Portanto, parabéns ao treinador pelo preparo do potro...
Inté semana que vem