quarta-feira, 25 de junho de 2008

Na pista de areia é complicado...

Passar à frente de Alcomo.

No último domingo, na Gávea, os turfistas assistiram mais uma demonstração de classe do cavalo Alcomo que, literalmente, “passou por cima” dos adversários e venceu, esbarrado, em estilo de cânter. Pela autoridade com que conquistou suas cinco provas e pelos excepcionais tempos que sempre marcou, pode e deve ser considerado como um dos melhores corredores da atualidade em pista de areia. Corresse o mesmo na grama, seria um dos candidatos fortes a disputar as principais carreiras da esfera clássica nacional. Seu próximo compromisso, a ser definido pelos titulares do Stud Capitão, deverá acontecer na semana do GP Brasil, ou no Clássico Breno Caldas, na milha, ou no Delegações Turfísticas, em 1.900 metros, percurso que abordou pela primeira vez na última semana. A ressaltar o magnífico trabalho do treinador Cláudio Peixoto de Almeida, que há tempos deixou de ser promessa para se tornar um profissional de primeira categoria.

A emoção da primeira vitória importante!

Na tarde de sábado o destaque, na Gávea, foi a Prova Especial Timão, para potrancas de 2 anos. E a vitória pertenceu a Ecoute Moi, do Haras Maluga, cujos titulares estiveram presentes e vibraram com a conquista da filha de Arambaré. Primeira vitória em prova de importância maior na carreira do aprendiz Romar Barros, que tem se destacado com direções brilhantes. Perto de passar à categoria de jóquei, o menino de Além Paraíba mantém a humildade e a educação. Tem sido bem orientado e tem pela frente uma carreira de sucesso.



Investimento impressionante nos leilões.

Os resultados dos últimos leilões de potros realizados no país deixam claro o amor e a paixão de proprietários que mantém vivo o sonho de conseguir ter um campeão defendendo suas cores. Preços fantásticos, recordes e disputas emocionantes pelos tattersais de Rio, São Paulo, Curitiba e Bagé. A emoção de ver a farda “passar na frente” é o combustível dos abnegados, que acima de tudo, fazem o turfe sobreviver, por piores que sejam as condições. O turfe está acima de tudo e ao fim das contas, sempre são encontradas soluções, desde os tempos de Jânio Quadros.

Comunidade na internet.

Criada há algum tempo no site de relacionamentos Orkut, a comunidade que homenageia Ernani Pires Ferreira já tem cerca de 180 participantes. Como hoje em dia quase todo mundo acessa o referido site, não custa nada dar uma passadinha por lá e fazer parte da referida comunidade que serve para reconhecer os 42 anos de trabalho deste que é o mestre de todos os locutores de turfe. Em meu nome, do Luiz Urubatan Carlos, do Casella, do Gerson, do Edson, enfim, de todos aqueles que seguem os passos do “baixinho”, vamos dar uma força.

Decisão nas corridas do fim de semana.
Continua empolgante a disputa pela vitória na estatística de jóqueis no Hipódromo da Gávea. Quando escrevo esta coluna, Tiago Josué Pereira está com (188) duas vitórias de vantagem sobre Marcos Mazini (186), com Dalto Duarte em terceiro com (183). A decisão fica para a última semana da temporada hípica e os partidários dos três pilotos colocaram os blocos na rua para ajudar na disputa. Sem dúvida, o turfe carioca precisava, há tempos, de uma chegada emocionante. Que vença o melhor, mas na verdade, os três jóqueis são merecedores.
Frases que merecem ser lidas

Continuando em nosso espaço matungo-cultural, vamos a mais uma frase que merece destaque:

“Nunca chame um político de ladrão. Os ladrões podem ficar ofendidos”. (Popular)

Rapidinhas

No início de julho o Derby Club Sobralense realiza uma grande festa, com a realização do GP em homenagem à cidade. Presente de defensores de Studs como Karam e Eládio Benevides, entre outros.

Muito gentil o telefonema do criador e proprietário Jorge Marcondes, titular da Fazenda e Haras Harmonia, proprietário de Paciência, legítima vencedora do GP Henrique de Toledo Lara. Que outras vitórias importantes venham a seguir.

Termina mais um ano hípico e entramos no mês de julho. Começam os preparativos para a maior festa do turfe nacional, ou seja, o GP Brasil. Mesmo com o êxodo de nossos melhores corredores, a prova não perde em importância e em emoção. Que no primeiro domingo de agosto, como aperitivo para as Olimpíadas de Pequim, a festa do turfe alcance o maior sucesso.

Está pintando muito bem o aprendiz Marlon Lima, que já venceu duas belas corridas na Gávea. Aliás, a safra atual de aprendizes do turfe carioca é muito boa. Belo trabalho de Mileno e Machadinho.

E seguimos com nossa campanha semanal. “Campos precisa voltar a dar corridas”.

O MATUNGÃO VIBROU

O jóquei João Moreira, perto de mais uma conquista na estatística de jóqueis em Cidade Jardim, foi pai na última semana. Talvez como presente para o herdeiro, deu uma belíssima direção no cavalo Filippio no GP General Couto de Magalhães. Uma falha na maioria dos jóqueis brasileiros sempre foi a de não saber o comportamento certo em provas de percurso alentado. No último sábado, Moreira deu uma aula sobre o assunto.

O MATUNGÃO NA BRONCA

Uma reclamação constante dos turfistas que freqüentam a Tribuna Social do Hipódromo da Gávea diz respeito aos auto-falantes no local. De uma hora para outra, param de funcionar e o som desaparece. Muitos apostadores precisam se aproximar dos monitores de televisão para acompanhar os páreos. Tomara que o problema, que já foi levado aos responsáveis, seja resolvido o mais breve possível, pois os que menos têm culpa no assunto são os locutores...Chega!

As fotos que constam na coluna são de autoria de Gerson Martins e colhidas na internet.

Um comentário:

Cerca Móvel (KL) disse...

Ô Matungo, só não entendi pq a coluna só entrou na quarta-feira... Não era domingo???
Vc quer me deixar LOUCA???
Sim, realmenet não deu para os tricolores, mas temos mais uma missão de torcer novamente, na próxima quarta... E o jeito...