quarta-feira, 18 de junho de 2008

Gugu teve “paciência” e...

Atropelou na hora certa.

O turfe carioca é, sem dúvida alguma, pródigo em bons jóqueis, desde que o mundo é mundo. No último domingo, no Hipódromo da Gávea, tivemos mais uma prova disto. A direção dada por César Gustavo Netto na potranca Paciência foi um primor. De quem sabia o potencial de sua conduzida. Manteve a filha de Know Heights nos últimos postos, aproximou-se na curva e veio na hora certa para vencer com sobras o GP Henrique de Toledo Lara, em 2.000 metros. Preparada na Gávea por Daniel Netto, a defensora da Fazenda e Haras Harmonia, de Jorge Marcondes, entrou para a galeria clássica com todo merecimento. De parabéns os Netto (pai e filho) que mereciam uma vitória deste porte, sobre as máquinas procedentes dos centros de treinamento. Olho clínico na compra da potranca criada pelo TNT que promete muito mais na campanha. Tem obrigação de participar do próximo Roberto e Nelson Grimaldi Seabra, na semana do GP Brasil.

Um páreo vazio, mas que teve emoção!

O destaque da corrida de sábado, na Gávea, foi o Clássico José Paulino Nogueira e se resumiu a dois competidores. Blue Elf, o favorito, foi muito bem dirigido por Dalto Duarte, assim como Hermoso y Guapo, por Édson Ferreira. Os dois decidiram a carreira, num resultado mais que previsível. Serão candidatos certos ao Breno Caldas, onde terão, provavelmente, que enfrentar Alcomo, outro “leão” na pista de areia. Mais uma atração para a semana do GP Brasil.

Quanto mais informação, melhor.

Já há duas semanas a TV Turfe vem apresentando programas especiais, aos domingos, antes da programação. Na primeira, uma entrevista com os três jóqueis que brigam pela vitória na estatística e no último domingo, matéria com o campeão entre os treinadores, Julio Cezar Sampaio, direto do CT Dedo de Deus. Programas bem editados pela equipe comandada pelo Bira, que aniversariou no sábado passado. O turfe precisa cada vez mais de informação e matérias especiais, uma vez que trata-se de um esporte farto em curiosidades, além das trifetas, quadrifetas e bettings.

Presença constante do presidente.

Profissionais que militam no turfe carioca chegam a se surpreender com a presença constante do novo presidente do Jockey, Luís Eduardo da Costa Carvalho em todos os setores do Hipódromo da Gávea. Nos treinos matinais, nas corridas, nos setores administrativos, nas cabines, no partidor e mantendo contato com todos que trabalham e fazem o turfe funcionar. Desabituados com este contato próximo, muitos chegam a se espantar com o interesse do novo comandante do clube. Que esta presença permaneça constante e o turfe carioca reencontre os seus melhores dias.

Agradecimento aos bons amigos.

Gostaria de agradecer, sinceramente, as manifestações de pesar que recebi pessoalmente, por telefone e por emails em razão da perda prematura de meu grande amigo Zig, que nos deixou na terça-feira, dia 10. Numa amizade de 35 anos, fomos parceiros de trabalho e de vida e está sendo difícil “tocar o barco” sem o tricolor. Mas, como ele mesmo pediu, não vou deixar a “peteca cair” na manutenção do sonho que juntos viemos construindo através dos anos.

Frases que merecem ser lidas

Continuando em nosso espaço matungo-cultural, vamos a mais uma frase que merece destaque:

“Se sonhar um pouco é perigoso, a solução não é sonhar menos, é sonhar mais”. (Marcel Proust)

Rapidinhas

Na última semana aniversariaram o Bira, da TV Turfe, o treinador Marcos Ferreira e meu amigo Luiz Urubatan Carlos. No dia 30 será a vez de Carlinhos, um dos mais antigos funcionários do JCB, responsável pelos resultados da Gávea.

O treinador João Coutinho Filho é um profissional dos mais categorizados do nosso turfe, Na última semana reapareceu em forma soberba o Ernani Pires e venceu lindas provas com Light of Lose e Luara Star. Parabéns “seu” João.

Uma homenagem deveria ser prestada sempre aos pequenos proprietários, pois ter cavalos de corrida é uma loucura absoluta. Para ter a alegria de ver um bicho cruzar o disco na frente, além do custo alto, as tempestades constantes tiram o “tesão” de qualquer um. São manqueiras, despesas, “bolas” terríveis isso sem contar outros “sinistros”...

A partir de julho alguns leilões de redução de plantel de alguns importantes proprietários e criadores cariocas.

Continua emocionante a luta pela estatística de jóqueis. Ninguém, em sã consciência, pode fazer uma previsão. Acho que os três envolvidos, desde que não causem um prejuízo mais sério, deveriam ser poupados pela Comissão de Corridas até o dia 30. Ou, em caso de suspensão, que a cumpram a partir de julho.

E seguimos com nossa campanha semanal. “Campos precisa voltar a dar corridas”.

O MATUNGÃO VIBROU

Este espaço, esta semana, vai ficar devendo, uma vez que não tive razão alguma para vibrar. Além das perdas pessoais, as mais graves, outros detalhes baixaram muito o astral do matungo, que precisa, além do trabalho, que aumentou consideravelmente, ajustar alguns detalhes referentes a cavalos de corrida. Semana que vem a coisa melhora, desculpem.

O MATUNGÃO NA BRONCA

As corridas na Gávea e em Cidade Jardim estão atrasando muito. O apostador tem que aprender a jogar dentro do horário estipulado. Aquela história velha de ficar esperando para ver se vai cair jogo forte em um animal, em cima da hora, tem que acabar. Estica daqui e estica de lá, as programações terminam com atraso e todo mundo é prejudicado. Então que não se coloque mais o horário dos páreos, ou melhor, que se fixe apenas à hora em que a reunião começa. Depois, salve-se quem puder...Chega!
As fotos que constam da coluna são de autoria de Gerson Martins e colhidas na Internet.

2 comentários:

muga disse...

"É pouco.Cabe mais."É o que vocês
costumam dizer sobre o movimento de
apostas,antes da largada dos páreos.O mesmo digo eu,sobre o número de membros da comunidade do
Ernani Pires Ferreira no Orkut.Na
data de hoje,somos 172 o que é realmente muito pequeno esse montante.Daí,venho lhe pedir se possível,que me ajude a divulgar via transmissão essa singela homenagem ao "baixinho".Desde já agradeço e o parabenizo pelo belo trabalho nas locuções.

Cerca Móvel (KL) disse...

Podes crer Matungo, concordo com sua bronca... Esse negócio de reloginho e ficar pedindo jogo não leva a nada...
O turfista vai se acostumar a respeitar o horário, se os clubes respeitarem a hora da largada...
Vamos torcer pra isso acontecer...