quarta-feira, 4 de junho de 2008

Este bicho corre muito!

E na areia é ruim ganhar dele.

O cavalo Team Victory mostrou que, na pista de areia, é um osso duro de roer. Domingo, no GP Professor Nova Monteiro, deu mais um show, conquistando a sexta vitória consecutiva (só perdeu na estréia). Tomou a ponta na reta oposta e sofreu “cargas” consecutivas de vários adversários, que foram ficando pelo caminho. Na reta final, Lord Vencedor veio com tudo e parecia até que poderia ameaçar o ponteiro, mas qual o que, acionado por Marcelo Cardoso, o filho de Public Purse acelerou e foi embora. Bueno Capita (filho de Capitão Bank) atropelou e formou a dobradinha do Stud Eternamente Rio. Bela apresentação de Luiz Esteves. Agora é aguardar para ver até aonde vai este excelente “arenático”. O futuro dirá quais serão seus limites. Corre muito este bicho!

Uma Sagamix que ainda vai dar o que falar.

O destaque da corrida de sábado, na Gávea, foi a Prova Especial João Vieira, uma homenagem a um grande homem do turfe, que marcou época na supervisão dos corredores do Stud Rocha Faria. O que se viu foi uma vitória contundente da égua Rebecca Lynn, uma filha do badalado Sagamix, que ainda estava devendo um corredor de categoria no turfe brasileiro. Muito bem dirigida por Tiago Josué Pereira, a defensora do Stud Santa Maria ganhou com autoridade. Numa semana onde o leilão do Araras “bombou”, com o reconhecimento financeiro da qualidade de sua criação, no leilão da última sexta-feira, nada melhor que uma vitória deste nível.

E por falar em areia...

Abrimos a coluna ressaltando a vitória do Team Victory, na Gávea, mas há de se também destacar a conquista do tordilho Giruá, em Cidade Jardim. É uma máquina de correr, na milha e na pista de areia. Acompanha o páreo com facilidade e, quando apenas convidado pelo piloto, literalmente “passa por cima” dos adversários. É a força do turfe brasileiro e dá alegria ver as cores de um proprietário do nordeste, caso de Eládio Mavignier Benevides, brilhando nas pistas do sudeste. É outra “máquina” e é pouco provável que continue por aqui. As pistas lá de fora e os dólares, o aguardam.

Turfe e futebol numa mistura explosiva.

Parece ter dado muito certo a parceria do campeão brasileiro Jorge Ricardo com a farda do Stud El Catorce, do jogador peruano de futebol Cláudio Pizarro. No último domingo, em San Isidro, a tordilha Teamgeist reapareceu de um ano parada e deu um vareio na grande favorita Hidden Potra, que vinha de quatro vitórias consecutivas. É o turfe e o futebol, duas paixões mundiais, numa integração movida por paixão e muita emoção. Quisera que por aqui alguns craques milionários apostassem no turfe.

Por falar em Argentina...

As cores de studs brasileiros continuam conquistando espaço no melhor palco do turfe sul-americano. Além de Ricardo, que assim como Marco Antônio, “Foi, Viu e Venceu”, criadores e proprietários verde-e-amarelos estão conseguindo bons resultados. Depois da vitória de Grupo I do Stud TNT, um corredor nascido e criado por lá, por Eugenio Pacello, titular do Haras Tributo À Ópera, vem obtendo bons resultados. Na última semana, Germont (Potrillon e Royal Opera), conseguiu a terceira vitória, em poucas apresentações. Com o aumento da distância, ainda vai dar o que falar.

Desculpem, mas no basquete foi demais.

Na última terça-feira a equipe do Flamengo tornou-se, pela primeira vez, campeã nacional de basquete, com uma atuação absolutamente fantástica de Marcelinho, que arremessou 21 lances livres e converteu todos, além de inúmeras bolas de três pontos. Foi um show contra o time de Brasília e um play-off histórico, com 3 a 0 em todas as partidas. Orgulho rubro-negro também no famoso "bola ao cesto".


Frases que merecem ser lidas

Continuando em nosso espaço matungo-cultural, vamos a mais uma frase que merece destaque:

“Mostre-me um bom perdedor que eu te mostro um idiota” (Popular)

Rapidinhas

Aniversariou no último fim de semana o treinador Roberto Morgado Júnior. Ao Bebeto, os parabéns do matungo. Outro que trocou de idade, no dia 4, foi Valtemir Severo Pedersen, meu amigo Junior Mala, que sequer pagou uma bala Juquinha para os amigos. Felicidades e parabéns da coluna.

O treinador Darci Minetto desenvolve ótimo trabalho no CT Paraíso, conseguindo bons resultados. Excelente profissional e uma figura humana espetacular, o bom “gaúcho” merece ter as cocheiras lotadas e ganhar muitas carreiras.

No próximo dia 26, em São Paulo, leilão de potros dos Haras Guaiuvira e Mabruk, sob o comando da Pro Horse, que programa, também, um leilão matinal para a semana do GP Brasil, repetindo o sucesso das vendas do Haras Novo Mossoró.

Este mês, também, no dia 20, sob o comando da TBS, leilão de liquidação do Haras Henrique Waihrich.

Alguns jóqueis do turfe carioca continuam enfrentando sérios problemas de peso. É enorme o número de alterações no dia-a-dia das corridas. Quase em todos os páreos animais vão à raia deslocando um peso maior do que aquele com que deveriam competir. Vida de jóquei requer sacrifícios.

O que choveu no último fim de semana foi coisa de doido. Noé já estava a caminho do Rio de Janeiro, com arca e tudo. Agora chega!

E seguimos com nossa campanha semanal. “Campos precisa voltar a dar corridas”.

O MATUNGÃO VIBROU

O que realmente move os pequenos proprietários é a paixão pelo turfe e pela emoção de ganhar uma corrida. Fosse colocada no papel a relação despesa/receita, ninguém investiria em comprar potros ou até mesmo um cavalinho no claiming de 3 mil. Domingo, no primeiro páreo, era nítida a emoção do titular do Stud Paixão Rubro Negra, o amigo Rogério, após a vitória da potranca Gaea. É por esta razão que o turfe jamais morrerá. A emoção, que muitos desconhecem, é o combustível que move os turfistas. E por paixão, fazemos qualquer tipo de loucura.

O MATUNGÃO NA BRONCA

A crítica construtiva é absolutamente válida, e as pessoas inteligentes sempre procuram tirar dela, o melhor proveito. Agora, criticar por criticar, apenas para tentar aparecer, é desprezível. Não quero me reportar a nenhum caso específico, apenas de uma forma geral. Em qualquer setor da vida existem os críticos. Capacitados ou não, podem analisar um fato ou situação de forma consciente, ou apenas, como já disse, sob a intenção de mostrar a cara, anônima e insignificante. Enfim, qualquer um que se exponha ou realize uma atividade pública está sujeito a “eles”...Chega!
As fotos que constam da coluna são de autoria de Gerson Martins e colhidas na Internet.

Um comentário:

Cerca Móvel (KL) disse...

Da-lhe Mengão, até com o bolão (a de basquete é maior)
Tb gostei da pancada do Matungão na Bronca... Tem gente que vai chorar ao ler...
Giruá só tem um problema, não passa da milha...(ou será que passa???)
Abraços meu matungo predileto
Fui!