quarta-feira, 28 de maio de 2008

Uma arrancada espetacular!

E outros dois potros de futuro.

Uma das atrações do último domingo, na Gávea, foi o GP Conde de Herzberg, que marcou a vitória espetacular de Estrela do Oriente, com sensacional atropelada, bem dosado por Jorge Leme. Apresentação nota 10 de Cosminho Morgado no ganhador do Criterium. A registrar a excepcional corrida de So What, que pela primeira vez se apresentava na pista de grama e foi muito bem conduzido pelo Gugu, que tem dado ótimas direções. Outro que correu muito foi Caro Bebeto, que não fosse a perseguição implacável de Strong Hero (chegou entre os últimos), certamente teria endurecido a disputa, embolando com os dois primeiros colocados. Muito bom o resultado para uma geração que já perdeu Fluke para o exterior e precisa de bons valores para enriquecer os próximos compromissos clássicos dos mais novos.

Uma vitória que tinha mesmo que acontecer.

Ainda na mesma corrida de domingo aconteceu o GP Francisco Vilella de Paula Machado, o Criterium das Potrancas. Em final escamado, Lady Pipoca foi desclassificada em favor de Tanta Honra, por prejuízos. Mas, não tenho dúvida em afirmar que a defensora do Stud São Francisco da Serra teria vencido, com sobras, não fosse um percalço sério, no meio da reta. No lance, a que me refiro, a potranca Sindicalizada, do Haras Anderson, prejudicada por outra competidora, obrigou o jóquei Ilson Correa a levantar, levando-a para fora. Neste momento, Tanta Honra teve que ser sofreada por Marcelo Cardoso. Um páreo complicado. Precisamos evitar as constantes “touradas” que têm ocorrido.

Difícil entre os jóqueis e vitória do “Alemão”.

Continua acirrada a disputa pela estatística de jóqueis na atual temporada. Ninguém, em sã consciência, tem coragem de apontar o ganhador, uma vez que Tiago Josué Pereira, Dalto Duarte e Marcos Mazini têm reais possibilidades de conquistar o campeonato. Enquanto isso, entre os treinadores, Julio Cezar Sampaio já deve estar encomendando a carne para o churrasco de comemoração. Com grande vantagem sobre os adversários, é praticamente impossível que o “Alemão” deixe escapar este merecido campeonato. Entre os proprietários, difícil, também, a derrota do Stud Eternamente Rio, por vitórias e somas ganhas.

Que os bons tempos retornem ao turfe.

Quando esta coluna estiver sendo lida, na edição impressa ou pela Internet, o Jockey Club Brasileiro já terá um novo presidente para os próximos quatro anos. Que o turfe, razão de ser da entidade, volte aos bons tempos. Que as crises sejam superadas e soluções para todos os problemas sejam encontradas. Seja Cláudio Ramos ou Luís Eduardo da Costa Carvalho o novo presidente que os bons tempos retornem e nosso esporte do coração brilhe, como sempre fez. O que desejo é sorte ao novo presidente do clube.

Os inimigos do esporte.

Os esportes disputados em campo aberto estão passando por sérios problemas e os atletas, humanos ou não, precisam ficar de olho. A infestação dos pássaros chamados Quero-Quero aumenta a cada semana e chegam mesmo a atacar quem se aproxima de seus ninhos. Até que os simpáticos e irritantes visitantes alados não compreendem que o lugar deles não é ali. O problema é sério e até o turfe não está livre, pois na Gávea já existem muitos. Sugiro comprar pequenas asas delta para os inúmeros gatos que habitam o hipódromo. Assim, eles poderiam perseguir os Quero-Quero em igualdade de condições (hehehehe!).

Frases que merecem ser lidas

Continuando em nosso espaço matungo-cultural, vamos a mais uma frase que merece destaque:

“Na vida, quem não sabe escrever sessenta é sempre obrigado a preencher dois cheques de trinta” (Popular)

Rapidinhas

Nasceu no último dia 19 a pequena Ana Clara, filha do treinador Cláudio Peixoto de Almeida e Aparecida. Para a mais nova representante da família, que encheu de alegria o vovô Osvaldo, os votos de muita saúde e felicidade.

O treinador Mário André, o bom amigo Dr.Fritz, torcedor do Guarani de Bagé, está conformado com a corrida de Amor Surpresa no Delegações Turfísticas, em Cidade Jardim. O cavalo apareceu com tosse e não pôde correr tudo que sabe. Na volta, vai vencer, pois o Mário merece.

O amigo Rogério Maia, titular do Stud Nínives de Áquila, se recupera de um pequeno acidente ocorrido no último sábado, em Salvador. Quando tomava seu chimarrão, “queimou a língua” ligeiramente (hehehehe). Isso passa logo, Rogério.

Profissionais reclamando da retirada do aparelho de televisão que existia no Departamento de Veterinária, perto de onde os cavalos são encilhados. Muitos acompanhavam os páreos ali.

Gostaria de corrigir um equívoco que cometi na semana passada, ao comentar o trágico acidente em que faleceram dois funcionários do JCB em acidente de trânsito. Quem perdeu a vida foi Renato e não Henrique como escrevi.

E seguimos com nossa campanha semanal. “Campos precisa voltar a dar corridas”.

O MATUNGÃO VIBROU

Quem não conhece os bastidores de uma transmissão de televisão não faz idéia do que é coordenar imagens, tempo, áudio e garantir que o espectador não perca o rumo. Poucos sabem o esforço necessário para conseguir realizar este tipo de trabalho. Portanto, quero deixar aqui o registro da excelência do que é feito pelo Bira e toda sua equipe técnica na TV Turfe. Operadores de áudio, câmeras, diretores de imagens se esforçam para conseguir o melhor. Falhas acontecem e todos nós as cometemos todos os dias, mas sempre tentando fazer o melhor.

O MATUNGÃO NA BRONCA

Não é bronca, e muito menos crítica até pelo fato de que não tenho nada a ver com os cavalos e éguas dos outros. Apenas, como observador, fico apreensivo quando vejo um bom corredor “pintar” e não se ter um cuidado especial com ele. Quando a potranca Pia Gitane estreou, fiquei impressionado com sua apresentação. Ganhou de ponta a ponta, dando show e mostrando que tinha muitas “garrafas para vender”. Aí, pouco tempo depois, é inscrita em prova do Grupo II, na grama, onde ainda não tinha corrido, contra corredoras de primeira. Como diz o poeta, a paciência costuma trazer excelentes resultados...Chega!
As fotos que constam da coluna são de autoria de Gerson Martins/Helio Mendoza e colhidas na Internet.

Um comentário:

Cerca Móvel (KL) disse...

Matungo, os quero-quero querem que vc narre, ao vivo, a presença deles durante as corridas....
Dá teu jeito meu amigo