quarta-feira, 9 de abril de 2008

Uma justa homenagem

E um resultado surpreendente

O Jockey Club Brasileiro homenageou o casal Antônio Joaquim Peixoto de Castro Júnior e Zélia Gonzaga Peixoto de Castro no último domingo, na Gávea. British Nightmare e Princess Zuca, montados, respectivamente, pelos líderes da estatística, Dalto Duarte e Tiago Josué Pereira, foram os vencedores, O cavalo era força e confirmou, ganhando com autoridade. Já a potranca não era das mais visadas e conseguiu atropelar em pista pesada, vencendo no último pulo, em final emocionante. Dulcino Guignoni apresentou o cavalo, conquistando mais um Grupo II para sua incontável coleção e Venâncio Nahid, que voltou de suspensão em alto estilo, mandou à raia a filha de Dubai Dust em magnífica forma. Provas de categoria na cinzenta tarde/noite do último domingo no Rio de Janeiro.

Detonando os adversários!

Muito bem apresentado por Ronaldo Lima, o potro El Detonador venceu com autoridade a Prova Especial Criolan, atração da corrida do último sábado no Hipódromo da Gávea. O potro criado pelo Haras das Estrelas, cuja estréia agradara em cheio, mostrou muita categoria e ganhou bem, evidenciando progressos. Sappho, que havia fracassado na primeira e depois vencido bem, na segunda apresentação, voltou a correr pouco, mostrando que não é muito confiável. Se for bem à distância, este filho de Notation ainda vai detonar muito no turfe carioca.

Um blog que merece ser lido e acompanhado.

A mídia impressa praticamente abandonou o turfe em todo o país. Ainda consigo alguma coisa, mas muito menos do que gostaria. Os turfistas estão se valendo das páginas eletrônicas, que vão ocupando mais espaço a cada dia. Os sites, hoje, são importantíssimos e estão se destacando, não apenas por indicações, pois isso é muito relativo, pois um dia acerta-se muito e outro quase nada. Há também os blogs de profissionais de jornalismo e outros de turfistas e um deles, gostaria de destacar. É o de Júio Ponte (http://www.julioturfe.blogspot.com/). O resgate de filmes e fotos de grandes craques é o ponto alto, além de imagens de belas joquetas (quero mais de Andrea Marinhas). Belo trabalho que merece ser acompanhado. Tenho uma leve desconfiança sobre o time para o qual torce o Júlio, mas fazer o que? Defeitos todos nós temos.

Frases que merecem ser lidas

Continuando em nosso espaço matungo-cultural, vamos a mais uma frase que merece destaque:

”Rir de tudo é coisa dos tontos, mas não rir de nada é coisa dos estúpidos”. (Erasmo de Rotterdam).

Rapidinhas

Depois de superar um momento difícil, Ernani Pires Ferreira retornou às transmissões dos páreos da Gávea. Por opção sua, tem narrado provas com número reduzido de competidores. O “Baixinho” ficou emocionado com o grande número de telefonemas e felicitações pelo seu retorno. O público continua reverenciando o talento e o profissionalismo do grande ídolo.

Passa por excelente fase o jóquei Rodrigo Dias Lepre dos Santos, que firmou compromisso com o Stud By Winners e segue montando para muitos treinadores e proprietários. Além de correr animais velozes como poucos, no turfe carioca, também possui excelente noção de percurso. É trabalhador e não tem problemas de peso.

O site Raia Leve ultrapassou 1 milhão de acessos na última semana. Alegria para todos que ali colaboram. Desde outubro de 2005, quando entrou “no ar” o trabalho tem sido árduo, mas extremamente gratificante. Todos nós estamos orgulhosos e com a sensação de dever cumprido.

Semana que vem, na Gávea, o GP Cruzeiro do Sul, o Derby carioca, prova de maior destaque depois do GP Brasil. Apesar de nossos craques já terem tomado o caminho do exterior, é uma prova apaixonante e que merece destaque. A presença de Ricardinho, tentando a terceira vitória consecutiva, é uma atração a mais na festa.

O “enxame” de páreos de claiming que são programados a cada semana, prejudica um pouco a campanha dos mais novos. No entanto, promove um rodízio saudável entre os proprietários.

Vão começar os leilões de potros no mês de maio. Muita coisa boa será oferecida e os interessados já começam a sonhar com os futuros craques, suas vitórias expressivas e a possibilidade de negociá-los por um ótimo preço para árabes e americanos.

Para a alegria de muitos amigos e angústia de uns poucos, a farda rubro-negra continua firme e forte, agora com mais uma defensora: Japyhara. E vem mais por aí.

Só para lembrar ao Daniel Kranzfeld (Chororô do Piauí), que o Hené Maru, é aquele que “alisa bem os cabelos da Juju”. Ele vai entender.

E seguimos com nossa campanha semanal. “Campos precisa voltar a dar corridas”.

O MATUNGÃO VIBROU
O matungo vibrou esta semana com a vitória da potranca Sindicalizada, do Haras Anderson, que mostrou grandes progressos. Apresentada pelo treinador Adélcio Menegolo, a filha de Wild Event estava uma “pintura” e ganhou por mais de 10 corpos, em ritmo de cânter. Se seguir evoluindo desta forma, vai dar muito trabalho nos próximos clássicos da nova geração.

O MATUNGÃO NA BRONCA
Digo e repito que não me envolvo em política, mas não posso deixar de comentar o acontecido na última semana, quando o simulcasting internacional foi proibido, em decisão assinada pelo ministro da Agricultura. A hipocrisia de se afirmar que o jogo é proibido no Brasil chega a ser irritante. O maior “banqueiro” de jogo do país é a Caixa Econômica Federal que não aceita concorrência. Tomara que não resolvam, também, jogar uma pá de cal no turfe, proibindo o simulcasting nacional, que é tão importante para os quatro principais promotores de corridas de cavalos...Chega!

2 comentários:

Júlio Ponte disse...

Estarei sempre dando uma passada por aqui!

Forte Abraço!

Cerca Móvel (KL) disse...

Tô contigo e não abro Matungo na sua bronca da semana...
Quero que a CEF exploda...
Ela já tem um monte de raspadinhas (e até algumas cabeludinhas), já conseguiu fechar os bingos e agora está de olho nos cavalos de corrida. Fala sério!