quarta-feira, 30 de abril de 2008

Potranca esnoba os machos

E vence no último pulo

O GP Nestor Jost, do Grupo III, em 1.500 metros, grama, foi a principal atração da corrida do último domingo, na Gávea. No campo, com alguns potros de boa categoria, apenas uma fêmea, sob a direção de Marcelo Almeida. Deu pra notar, antes do alinhamento, que a defensora do Stud Estrela Energia estava nervosa, uma vez que suava sem parar, aparentando algum desgaste. Contida pelo “punga”, se aquietou. Na pista, o que se viu foi um Signal Up valente e brigador, resistindo a tudo e a todos. Nos metros decisivos, atropelando por fora de todos, surge Estrela Boa, com ação avassaladora e alcança o potro do Araras perto disco, livrando meia cabeça de vantagem. Cálculo perfeito de Marcelo Almeida, que foi parte determinante na conquista. Méritos a Cosme Morgado Neto, que apresentou a filha de Our Emblem em grande forma.

Uma bomba atômica na Copa Leilões.

Ainda na corrida de domingo, na Gávea, foi disputada a versão de potros da Copa Leilões JCB. Na grande curva, Uragano Point era o penúltimo colocado e Ton Lua o último, entre 14 competidores. Lá na frente o “couro comia” com revezamento de ponteiros, até o domínio de So What, na entrada da reta. Nos últimos 200 metros, uma “parede” de potros surgiu de repente, avançando sobre o ponteiro. E daquele tsunami que apareceu, se destacou Uragano Point, que passou sem luta. Méritos para Jorge Leme, que teve paciência e para o treinador Paulo Salas, que apresentou o potro em ótima forma. O proprietário é o Stud Mengão 1981...Golaço! Ah, que ia me esquecendo de falar sobre o que me inspirou a criar o título: O vencedor rateou 80,30 por 1. E o Ton Lua formou a dupla.

Os melhores na areia decidiram no sábado.

A rivalidade que já vem ganhando fama entre os cavalos Alcomo e Blue Elf, em provas na pista de areia já vem se tornando rotina. Até o último sábado, o primeiro já havia batido o adversário em três oportunidades, sempre com folga. Mas desta vez veio a primeira derrota. Muito bem apresentado por Dulcino Guignoni e recebendo boa direção de Dalto Duarte, que aproveitou a cerca interna e o melhor caminho, o defensor do Stud Azul e Branco conseguiu, pela primeira vez, superar o cavalo do Stud Capitão.

Dupla do Campestre na copa das potrancas.

A Copa Leilões JCB, versão de potrancas, disputada no último sábado, tinha uma grande favorita. Pelo que mostrou nas duas oportunidades em que foi apresentada, Kinien tinha direito à preferência da crônica e do público. Mas, em pista, a coisa foi diferente. La Chela ganhou de ponta a ponta, resistindo ao insistente ataque de La Reole, irmã materna de Zardana que começa a mostrar serviço. As duas primeiras colocadas são filhas de Monsieur Renoir, criadas pelo Haras Campestre. Kinien teve contratempo e deu susto após a prova, mas nada que “dona” Cristina Vieira não possa dar jeito.

Valeu a pena e a rouquidão eu tiro de letra.

Canecão lotado, um show sensacional foi o que o matungo, acompanhado da família, curtiu na noite do último sábado. Além das músicas do último álbum, Jorge Vercillo inovou com a belíssima Luiza, de Tom Jobim, a imortal Tenderly e uma versão jazzística de Homem Aranha que foi coisa de arrepiar. É o tipo do espetáculo que a gente não quer que acabe e bate uma frustração enorme na hora de ir embora. Pra fechar o sábado com chave de ouro, uma esticada no Manoel & Joaquim pois ninguém é de ferro. Para a rouquidão tem jeito.

Frases que merecem ser lidas

Continuando em nosso espaço matungo-cultural, vamos a mais uma frase que merece destaque:

”Na vida tudo é relativo; um fio de cabelo na cabeça é pouco, mas na sopa é muito”. (popular)

Rapidinhas
Nesta nova fase da farda rubro-negra, não resisti e comprei mais um bicho. Vou ser absolutamente sincero e digo que só comprei por causa do nome, até pelo fato de o simpático cavalinho só correr na grama e ser um chama-chuva de grande categoria. Mas o Mengão tinha que ser meu e treinado pelo Marcos Ferreira. Melhor combinação pra ele, impossível. A meta, agora, é comprar esse aí da foto, para correr o Suckow. Tá difícil, mas vou tentar...

A potranca Kinien teve contratempo logo após a disputa da Copa Leilões JCB, no último sábado, quando foi franca favorita e terminou na terceira colocação. Nada de grave, mas pode ter interferido em sua performance.

Tarde carioca na reunião paulista do último sábado. Além da categórica vitória de Love Tune em Grupo I, Secretária Geral, do Stud Quintella, com Lavor, ganhou bela carreira.

Fim de semana com pista de grama é outra coisa. A decisão de realizar a medição do penetrômetro, mais tarde, foi muito bem recebida por profissionais e proprietários.

Um show a estréia do potro Sol de Angra, no último sábado. Corre muito o filho de Put It Back, que largou e acabou. Marcos Ferreira vibrou com a vitória do alazão, que ainda vai dar muitas alegrias.

Fiz um trato com o Aedes Egypt. Nem ele me ataca, nem eu o ataco.

E seguimos com nossa campanha semanal. “Campos precisa voltar a dar corridas”.

O MATUNGÃO VIBROU
Durante as transmissões das corridas pela TV Turfe, brinquei bastante com a demora das obras que vinham sendo realizadas no agente credenciado do JCB da Rua Djalma Ulrich, o Triplo Lotérico, comando por Ronaldo. A obra realmente parecia interminável, mas valeu a pena esperar, uma vez que o resultado ficou muito bom. São agora dois espaços, com salas muito bem decoradas e venda de salgados, doces e sucos. Os apostadores agora têm requinte e conforto para passar tempo e jogar nas corridas.

O MATUNGÃO NA BRONCA
As brincadeiras e “encarnações” entre torcedores de futebol, desde que sadias, fazem parte do cotidiano de todos. Sejam advogados, médicos, jornalistas, tocadores de tuba etc...O futebol é maior paixão mundial e todos têm que aprender a ganhar e perder. Sempre existiu isso e sempre existirá. Mas, muitos torcedores (principalmente dos times que ficaram de fora das decisões), costumam se ofender e dizer ou escrever bobagens. Quem diz o que quer, ouve o que não quer, já dizia aquele antigo dito popular. Aqueles que não quiserem escutar, que tapem os ouvidos ou tirem o som da tv...Chega!
As fotos que constam da coluna são de autoria de Gerson Martins/Helio Mendoza e colhidas na Internet.

Um comentário:

Cerca Móvel (KL) disse...

O MENGÃO time já começou bem na decisão, acho que graças a sua aquisição...
Embalou na quarta na Libertadores e domingo, vamos para a galera, ok...
Fui!