quarta-feira, 23 de abril de 2008

A fantástica Indianette

Conquista a sétima vitória (quinta clássica)

O GP João Borges Filho, do Grupo II, foi a principal atração da corrida do último domingo, na Gávea. Se vocês, amigos leitores, adivinharem que treinador venceu, vão mostrar que sabem tudo de turfe. Pergunta mais fácil que essa, só aquela famosa, de matemática, ou seja, qual o resultado de 1 + 1. Pois é, mais uma vez deu Dulcino Guignoni, desta vez através da fantástica Indianette, que foi muito bem dirigida por Dalto Duarte e derrotou New Royale com firmeza. Segundo o treinador, a defensora da Coudelaria Jéssica não irá ao GP São Paulo e terá seu treinamento direcionado para o GP Brasil, em agosto. Esta foi a sétima vitória de Indianette (quinta clássica). Registre-se a bela apresentação de New Royale, de 3 anos, mostrando grande evolução.

Parecia uma craque da Godolphin.

Grande Prêmio sem Guignoni a gente até estranha. Pois no último sábado, por ocasião do GP Marciano de Aguiar Moreira o campeoníssimo deixou marca registrada por intermédio de La Vendetta, que já vinha de vitória clássica e não tomou conhecimento da grama pesada ou das duas grandes favoritas, Really Winner e Re Thong. Agora poderá ir para São Paulo defender as cores do Haras Tributo À Ópera, de Eugenio Pacelli. Aliás, cores não, apenas a cor azul que a Godolphin, com inveja, copiou.


Luta pela estatística é o que mais empolga.

As corridas da Gávea ganham uma emoção especial com a disputa espetacular da estatística de jóqueis entre Tiago Josué Pereira, o primeiro ganhador após a era Ricardo, Dalto Duarte e este fantástico Marco Mazini, que atravessa o melhor momento de sua carreira. Não tenho receio de arriscar que a disputa será cabeça a cabeça até o fim da temporada. Torcidas organizadas que se manifestem.

Por raspa de focinho, levantando o público.

Existem páreos que mexem com a emoção dos turfistas e ainda mais com a daqueles envolvidos diretamente na prova. Um destes, no último sábado, teve uma chegada espetacular. Foi o Handicap vencido por Que Patriota, em mais uma direção mágica de Mazini. Derrotou Quick Gipsy no último pulo, por raspa de focinho. Dizem, não testemunhei, que o charuto dava voltas na boca do amigo Leopoldo José Cury até a revelação do photochart. Parabéns do matungo aos vencedores e ao Léo, 100% na semana.

Está na hora de São Pedro dar uma colher.

Este ano tem chovido mais que o normal em todos os cantos do país. Dizem os responsáveis pelo estudo da meteorologia que é um fenômeno não sei lá do que. Pra mim, São Pedro anda meio aborrecido com algum problema pessoal e taca de abrir as torneiras. Além de não termos pista de grama quase nunca, o perigo das poças e da dengue estão se transformando em epidemia. Vamos orar para que o bondoso santo se ocupe mais da função de porteiro do céu e pare de mandar água aqui pra baixo.

Frases que merecem ser lidas

Continuando em nosso espaço matungo-cultural, vamos a mais uma frase que merece destaque:

”Em dias de tempestade e trovoadas o local mais seguro é perto da sogra, pois não há raio que a parta”. (Popular).

Rapidinhas

Alexandre Dornelles é o novo veterinário dos animais do Haras Santa Maria de Araras. Profissional experiente e qualificado tem mais uma oportunidade de trabalhar com um grande criador e proprietário. Sorte ao amigo nesta nova empreitada é o que deseja o matungo.

Anderson Ramilo e Leandro Cunha têm trabalhado muito em centros de treinamento. O primeiro com Marquinho Ferreira e o outro com Júlio César Sampaio. São pilotos que merecem melhores oportunidades para mostrar seu trabalho nas pistas da Gávea.

Fim de semana com muitas atrações na Gávea. Serão realizadas as já tradicionais provas para potros e potrancas adquiridos em leilões cariocas. Também será corrida a Prova Especial Público Turfista.

Ricardinho vencendo prova de Grupo II, com rateio de 15,75. Quando isso ocorreria aqui na Gávea? Pois é, aconteceu no último sábado, em San Isidro, quando o primeiro do mundo ganhou o Clásico Abril, com a égua Aloha Sam!

Dias 26 e 27, portanto, neste fim de semana, show de Jorge Vercillo para lançamento do novo CD “Todos Nós Somos Um”. Quem quiser encontrar o matungo aqui é só ir ao Canecão no próximo sábado.

Fiz um trato com o Aedes Egypt. Nem ele me ataca, nem eu o ataco.

E seguimos com nossa campanha semanal. “Campos precisa voltar a dar corridas”.

O MATUNGÃO VIBROU
Quando aconteceu a troca das emissoras de rádio no turfe carioca, foi um caos que durou duas semanas. Ninguém conseguia sintonizar a Rádio Livre que no início era livre de som. Semana passada alguns dias fora do ar para a troca de transmissores. Mas, para alegria geral da nação e dos fãs do Natan e do Faro, a rádio voltou muito melhor, com som alto e forte. O rádio é importantíssimo para turfistas que trabalham na hora das corridas e para os que estão em trânsito. O matungo vibrou mesmo com a solução do problema.

O MATUNGÃO NA BRONCA
As verdadeiras “touradas” não são um privilégio dos espanhóis ou dos jóqueis da Gávea e de Cidade Jardim. Como acompanho as corridas na Argentina, até por questões profissionais, outro dia assisti um páreo de arrepiar. Foi pedaço de Ricardo, de Falero, de Noriega e outros para todos os cantos. E o pior, que foram tantos os prejuízos que o páreo foi confirmado, uma vez que todo mundo atrapalhou todo mundo. Em La Plata o “couro come” ainda mais e dos principais jóqueis que militam no turfe portenho, Ricardo é o único corajoso que está sempre lá...Chega!

Um comentário:

Cerca Móvel (KL) disse...

Fantástica a coluna dessa semana Matungo... O 100% clássico Guignoni e também 100% de aproveitamento do Leo (que por coincidência, entrevistei um de seus defensores no CERCA MÓVEL dessa semana)...
Não estarei com vc no show do Vercílio, pois Sampa me aguarda, mas curta por mim... Grande abraço, fui!