quarta-feira, 16 de abril de 2008

Domingo foi dia de Derby...

E para variar...deu Guignoni!

O GP Cruzeiro do Sul deste ano foi o destaque da semana, apesar do campo tecnicamente fraco, sem os melhores da geração. E, como está virando rotina no turfe carioca, a vitória pertenceu a Time For Fun, mais um corredor treinado por Dulcino Guignoni. Um “train” de carreira lento favoreceu os que correram na frente e, de trás, só veio mesmo o Amigo Gaúcho, que já havia corrido muito bem na segunda prova da Tríplice Coroa, aquela, na areia, pela variante. Marcelo Cardoso foi perfeito na direção do defensor do Stud Yatasto, que entra na galeria dos ganhadores do Derby. Paul Garden fez ótima corrida e Ricardo não conseguiu o tricampeonato, mas sua presença no Rio de Janeiro é sempre uma grande atração. O tempo, em pista pesada, foi de acordo com a categoria dos participantes.

Um foguete chamado Requebra

Ainda na corrida de domingo foi disputado o GP ACPCCRJ, no quilômetro e marcou mais um show deste foguete chamado Requebra, do Santa Maria de Araras. Mesmo em pista que não estava muito boa, ficou a apenas 47 centésimos do próprio recorde. Deve ir ao quilômetro internacional de Cidade Jardim e vão ter que correr muito se quiserem derrotá-la naquele retão. Super Duda, com sempre, correu uma barbaridade e chegou na segunda colocação. Dona Marlene Serrador, com a elegância de sempre, entregou os prêmios aos vencedores.


Em estado de graça, Mazini é um show à parte.

Sem sombra de dúvida, os dois últimos meses serão empolgantes no que diz respeito à estatística de jóqueis no turfe carioca. Tiago e Dalto seguem disputando cabeça a cabeça e já têm à sua sombra este fantástico Mazini, que a cada semana dá direções primorosas. A vitória com Fiorentino, no sábado, foi coisa de cinema, assim como a obtida no dorso de Empate Técnico, na mesma programação. Os três vão “embolar” e tomara que nenhuma punição atrapalhe esta disputa que será empolgante para o público e para os proprietários dos animais que os três irão dirigir. Valerá ir a Gávea nos próximos meses, pois a disputa será páreo a páreo, não tenho dúvida.

Por falar em show, Caro Bebeto deu o seu.

Sempre levado com grandes esperanças não só pelo titular do Stud Capitão como pelo treinador Cláudio Peixoto de Almeida, finalmente o potro Caro

Bebeto (Notation e Maastrich) confirmou o dele se esperava. Na Prova Especial Paulo César Catalano ele largou e acabou, não dando chance aos adversários. Mostrou que realmente é de corrida e vai dar trabalho nos próximos clássicos. Aliás, a geração deste ano do Stud Capitão está bem representada e Top Emblem e Kinien são outros nomes de respeito. Isso sem falar em Pago Dobrado que também já é ganhador clássico.

Mosquito safado e sem-vergonha.

A gente lê, meio aterrorizado, as notícias sobre a epidemia de Dengue que assola o Rio de Janeiro e a falta de atendimento imediato causou inúmeras mortes, principalmente em crianças pequenas. Mas só quem é visitado por esta praga deste mosquito pode ter uma noção exata do que é o vírus. Fiquei ainda mais aterrorizado e penalizado, pois se um infeliz de um mosquito, menor que sei lá, derrubou um cara do meu tamanho, o que não é capaz de fazer com crianças indefesas. As autoridades precisam tomar atitudes severas contra isso.

Frases que merecem ser lidas

Continuando em nosso espaço matungo-cultural, vamos a mais uma frase que merece destaque:

”Quando você aponta uma estrela para um imbecil, ele olha para a ponta de seu dedo”. (Mao Tsé-Tung).

Rapidinhas

A “cantina” do Malaio é fundamental para profissionais, proprietários e o pessoal da imprensa, que muitas vezes não têm tempo suficiente para deixar o recinto e entre um páreo e outro consegue fazer um lanche sadio e saboroso. Sobre o pastel já escrevi. Portanto, é fundamental o funcionamento e a permanência do Marcos Carvalho no local.

Aproxima-se a maior festa do turfe paulista e na Gávea já estão sendo realizadas algumas preparatórias. No próximo fim de semana, corredores do turfe carioca fazem teste para os GPs São Paulo e Osaf. Em maio, a representação do Rio será forte, com certeza.

Leo Firedberg está no Rio para promover o leilão de potros do Haras Santa Rita da Serra e o de liquidação de parte do plantel do Haras Fronteira. Ótima oportunidade para os proprietários e criadores.

Marcus Vinicius, rubro-negro de fé, está de volta para a felicidade geral da nação. Não que os ótimos funcionários da secretaria da Comissão de Corridas não sejam competentes, mas com o Marquinho a coisa anda em ritmo de Formula 1. Mengo neles!

Julio César Sampaio segue firme na liderança da estatística de treinadores na Gávea e dificilmente deixará escapar a merecida vitória. O “Alemão” vem prometendo há tempos e agora merece o título.

As joquetas em Cidade Jardim continuam dando show e Josiane Gulart tem vencido com freqüência. Pena que hoje, na Gávea, não temos nenhuma para embelezar as pistas. Na Argentina, Andrea Marinhas e Lucrécia Carbajal seguem lindas e categorizadas.

E seguimos com nossa campanha semanal. “Campos precisa voltar a dar corridas”.

O MATUNGÃO VIBROU
Há algumas semanas citei aqui um problema que afligia alguns apostadores, uma vez que apenas um guichê funcionava na Tribuna Social, antes das 14h00m. Além de escrever neste espaço, cheguei a comentar o problema com um comissário de corridas. Já na última semana a sempre agradável e simpática Inês reforçou o time dos guichês. Quando as decisões merecem destaque, vibramos juntos.

O MATUNGÃO NA BRONCA
Essa história de diagonal quando a raia está pesada enfeia as corridas, tanto na Gávea quando em Cidade Jardim. Além disso, nem sempre o resultado condiz com a melhor categoria dos inscritos. Na areia da Gávea ainda tem jeito, pois é só “reforçar” o lado externo da raia que ninguém mais vai fazer isso. Já no gramado paulistano a coisa parece não ter solução mesmo. Na entrada reta todo mundo procura a cerca externa e quem chega primeiro vence. Agora, adivinhar quem vai pegar a cerca fica difícil...Chega!

PS: O Blog do Matungo foi atualizado hoje (18/04).

2 comentários:

Júlio Ponte disse...

É amigo, tem uma historia que anda rodando por aí que diz que a diagonal dá muita vantagem graças a um declive na raia de areia que aparece quando chove pois a areia é levada pela água e uma ladeira surge, por isso a grande vantagem dos cavalos que fazem a diagonal e entram na curva "voando baixo".Não sei se procede...Forte abraço!

Cerca Móvel (KL) disse...

Matungo, sem dúvidas a festa máxima paulista promete... Apesar de corredores da categoria de Joe Bravo não estarem mais por estas bandas, acredito que será bastante equilibrada...
Tb concordo com a volta do rubro-negro Marcus Vinicius... O homem arrebenta!!!
PS: Deixa o mosquito quieto, se não ele te pega de novo.